Monday, January 27, 2014

No Brasil, Lego perde margem mas venda cresce 61%

A fabricante de brinquedos de montar Lego, com sede na Dinamarca, aumentou o faturamento em 61% no Brasil em 2013. A meta era crescer 50%, disse Robério Esteves, diretor da M.Cassab, distribuidora da Lego no Brasil.
"Não basta investir em comunicação ou em lançamentos, se for o momento errado", diz ele. Para atingir o resultado, a Lego teve de sacrificar cerca de quatro pontos em margens em 2013, por conta da valorização do dólar acima dos reajustes de preços. A empresa elevou em 7% os preços no Brasil em meados de 2013. O dólar subiu 15,2% no ano passado.
"O ano passado foi bastante desafiador. Não se pode fechar os olhos para os riscos de inflação, para a variação cambial e o cenário de incertezas", diz Esteves. "O fato de a empresa ter alcançado o resultado visto em 2013 é devido ao potencial de mercado." Houve aumento de receita em todas as regiões em 2013. No Nordeste, houve alta de 111,2%; no Norte, de 85,1%. O Sudeste cresceu 72,1%; o Centro-Oeste, 47,2%; e o Sul, 36,1%.
O presidente da Lego Systems, subsidiária da Lego para a América, Soren Torp Lausen, disse ao jornal "Folha de S.Paulo" que neste ano a empresa vai abrir um escritório próprio em São Paulo. O Brasil é considerado uma oportunidade para buscar crescimento.
O salto de faturamento da Lego no Brasil ocorreu sobre um avanço de 50% em 2012. "Nos preparamos para crescer em um patamar bastante alto. No meio do ano, entendemos que seria possível ir além do crescimento de 50%, que já era uma projeção muito agressiva", diz Esteves. Ele atribui a melhora a fatores como o grande volume de lançamentos, os investimentos em comunicação e a conquista de novos clientes no varejo em 2013.
Em 2013, a Lego levou ao varejo nacional 299 produtos, sendo 237 novidades. Houve uma renovação de 84% do sortimento da marca no país em relação a 2012. Em comunicação, a empresa fez anúncios em canais de TV a cabo e ações promocionais em pontos de venda, além de eventos e uma parceria com a Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, para a venda de miniaturas de Ferrari feitas de Lego em 2,7 mil postos de combustível.
No mundo, a empresa manteve a liderança entre os brinquedos de montar. O faturamento mundial foi de US$ 4,1 bilhões em 2012, 17% superior aos 12 meses anteriores. A divulgação dos números de 2013 é esperada para os próximos meses.
Valor Econômico - 27/01/2014
Related products
See this news in: english
Other news
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 third floor 01452-001 São Paulo/SP