Thursday, January 16, 2014

Fabricantes de eletroportáteis diversificam oferta em 2014

Após equipar a cozinha e a área de serviço, o consumidor brasileiro começa a correr atrás de outros itens de desejo para os demais ambientes do lar. Diante desse cenário, algumas marcas de eletroportáteis, como Cadence e Philips, apostam em nichos ainda pouco explorados no País para ampliar suas vendas, como a categoria de cuidados pessoais, que reúne barbeadores e depiladores.
"O consumidor aproveitou a redução do IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados] para adquirir os itens de linha branca de que precisava. Agora, vemos um arrefecimento neste mercado. Em compensação, as vendas de outros portáteis estão crescendo. Eles aparecem como itens de desejo, e não de necessidade, como o caso do fogão ou da geladeira", diz o gerente da área de Home & Life Style da consultoria GfK, Oliver Römerscheidt.
Pensando nisso, a brasileira Cadence elegeu o segmento de beleza como um dos principais setores de atuação neste ano. "Hoje essa categoria oferece mais oportunidades para ampliarmos nosso portfólio e conquistarmos mais mercado", afirma o diretor comercial da Cadence, Dirceu Brugalli. Para este ano, a companhia aposta em uma nova linha de modeladores de cabelo.
"Esse aparelho possui um sistema capaz de aquecer e cachear o cabelo, soltando-o automaticamente após o fim do processo", explica Brugalli. As unidades serão importadas da China, aonde a empresa mantém um laboratório de pesquisa e desenvolvimento.
Os modeladores de cabelo, juntamente com a nova linha de liquidificadores e outros lançamentos na categoria de cozinha, como minifornos e micro-ondas, devem ajudar a empresa a atingir a meta de crescimento de 35% no faturamento deste ano. Em 2013, a receita da companhia registrou alta de 31%. "Projetamos lançar pelo menos 62 novos produtos neste ano. Hoje, o campeão de vendas da empresa é a fritadeira sem óleo. Em seguida estão os ventiladores, categoria que sofre um pouco com a questão da sazonalidade. Continuaremos apostando nestes itens, mas também traremos muitas novidades", diz.
Outra aposta da companhia consiste no crescimento da linha de chaleiras elétricas nas regiões Sul e Sudeste do País, projetando um aumento do consumo deste item durante o próximo inverno.
Gigante dos portáteis com a marca Walita, a holandesa Philips já investe há alguns anos no segmento de cuidados pessoais e deve reforçar os trabalhos para aumentar as vendas em 2014. De acordo com a diretora de marketing de Consumer Lifestyle da Philips, Alina Asiminei, o mercado de barbeadores e depiladores ainda é muito pequeno, mas oferece uma grande oportunidade de crescimento para o futuro.
"A penetração de barbeadores e depiladores nos lares brasileiros ainda é muito baixa, por isso, observamos um bom potencial de expansão nesta categoria. Este é um mercado que ainda precisa ser descoberto", analisa Asiminei. Um dos últimos lançamentos da companhia neste segmento foi o depilador à base de luz pulsada, intitulado de Lumea.
Entre os meses de janeiro e agosto do ano passado, o faturamento do setor de cuidados pessoais chegou à casa dos R$ 698 milhões, alta de 17% ante o mesmo período de 2012, segundo dados divulgados pela GfK. No entanto, no mesmo período, o segmento representava apenas 3% da receita do mercado nacional de portáteis e de linha branca.
Enquanto isso, a categoria de produtos para a cozinha representava 62% da receita total, de acordo com a GfK. Taxa que explica bem o porquê de a gigante sueca Electrolux continuar apostando em utensílios para a cozinha. "Vamos lançar portáteis este ano voltados para a cozinha. E para sobressair diante dos concorrentes focaremos na questão da funcionalidade e do design", diz a gerente de categoria de produtos da Electrolux, Adriana Gimenes.
A executiva afirmou ao DCI que para expandir as vendas é necessário incentivar o consumidor a buscar produtos com mais qualidade. "Agregar valor à categoria de portáteis não é fácil. Na Electrolux, sentimos que um dos caminhos que podemos seguir consiste em 'copiar' o que a indústria automobilística fez, mostrando o custo-benefício do item, o que justifica seu preço", afirma Gimenes. De acordo com a executiva, a indústria tem sentido também um impacto no custo da produção devido à alta de preços em algumas das principais matérias-primas, como o aço. No acumulado entre os meses de janeiro e novembro de 2013, as vendas de portáteis cresceram 14,4%, enquanto o faturamento do setor teve alta de 29,7%, em comparação com igual período de 2012, conforme dados da GfK.
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