Thursday, April 11, 2013

Setor de higiene e beleza cresce e anima fabricantes

O consumidor brasileiro está investindo mais em produtos de higiene e beleza e disso as fabricantes sabem bem. A ascensão da classe C, somada à melhora
da renda e aos investimentos das companhias em inovação têm impulsionado esse mercado que só no ano passado alcançou US$ 42 bilhões em vendas no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
Na Procter & Gamble, o Brasil já está entre os dez países de maior importância para a companhia. “O ano passado foi muito bom, crescemos acima do mercado, em dois altos dígitos”, explica Gabriela Onofre, diretora da P&G Brasil.
Para sustentar esse crescimento, a multinacional apostou no lançamento de produtos, incluindo líderes de mercado em outros países, como foi o caso das fitas adesivas para os dentes OralB Whitestrips. O produto de alto valor agregado, já que uma embalagem custa cerca de R$ 70, superou as expectativas da companhia. “Vendemos cinco vezes mais do que esperávamos”, explica a executiva.
Na parte de produtos para cabelo, a empresa trouxe uma linha de tinturas em espuma que também vem crescendo. Um levantamento da Nielsen aponta que o mercado de produtos para cabelo cresceu 12,2% em 2012. “O Brasil tem o maior mercado de pós tratamento de cabelos do mundo”, diz Gabriela.
Com investimentos globais em pesquisa e desenvolvimento de produtos na casa dos US$ 2 bilhões, a P&G consegue trazer novidades todos os anos para o Brasil. “Hoje temos 24 marcas no país de um total de 250 globais, o céu é o limite para os lançamentos”, diz Gabriela. Nos primeiros três meses desse ano, a companhia já lançou 90 tipos de produtos aqui.
A Mahogany, marca brasileira de propriedade do laboratório Sklean, também está aproveitando o momento para crescer com o mercado. Além de diversificar o portfólio - só no ano passado foram 150 lançamentos, entre produtos e embalagens - a empresa também está investindo na expansão da rede de franquias, hoje com 154 lojas no país. “Para este ano, o foco é abrir 20 novas lojas, especialmente em cidades do interior do país”, explica Brian Drummond, gerente de marketing do grupo e filho do fundador e CEO, Jaime Drummond.
No ano passado, a companhia registrou crescimento de 7,2% nas vendas e fechou o período com faturamento de R$ 95 milhões, além de 15 novas lojas. “Para este ano queremos
crescer 15%”, explica Drummond. Voltada para os públicos A e B, a marca vem crescendo
com a ampliação da linha e o acesso da classe C, o que vem fazendo com que a empresa invista na abertura de franquias não só em shopping centers, mas também em lojas de rua.
Além disso, a marca aposta na diversificação do portfólio, bastante conhecido pelos sabonetes e hidratantes corporais e que agora ganha destaque com o incremento da linha de perfumaria e fragrâncias. “Esse segmento já é o terceiro em vendas nas lojas e tem muito espaço para crescer”, diz Drummond.
Brasil Econômico
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