Friday, April 12, 2013

Recall global da Toyota afeta modelos no Brasil

SÃO PAULO - A Toyota vai publicar amanhã o comunicado sobre os carros da marca em circulação no Brasil que estão dentro do recall global anunciado por quatro montadoras japonesas para solucionar defeitos no sistema de airbag de 3,4 milhões de veículos.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a montadora informa que o recall, assim como o número de carros envolvidos na campanha brasileira, será divulgado na sexta-feira. No Brasil, o recall vai envolver o modelo Corolla.
Além da Toyota, Honda, Nissan e Mazda estão envolvidas no megarecall, motivado por defeitos nos airbags fornecidos pela também japonesa Takata. A Honda diz que ainda avalia a situação dos carros vendidos no Brasil para emitir um comunicado sobre o assunto “tão logo os levantamentos sejam finalizados”.
Na Honda, o recall envolve 1,1 milhão de carros, incluindo os modelos Civic – dos anos de 2001, 2002 e 2003 - e CR-V, de 2002 - ambos vendidos no Brasil.
Já a subsidiária brasileira da Nissan informa – também via assessoria de imprensa - que está em contato com a matriz no Japão para saber se o Brasil está dentro da campanha global. A marca vai emitir um comunicado amanhã. A Nissan tem 480 mil carros atingidos pelo recall no mundo.
No caso da Toyota, o problema atinge, além do Corolla, os modelos Sequoia e Tundra, assim como Lexus e outros montados de novembro de 2000 a março de 2004. São 1,7 milhão de carros da marca atingidos globalmente.
A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça notificou as quatro marcas, cobrando delas esclarecimentos sobre o recall do airbag. Na falta de esclarecimentos, as montadoras poderão sofrer sanções baseadas no Código de Defesa do Consumidor.
Em nota, o ministério, citando o Código de Defesa do Consumidor, lembra que o fornecedor não pode colocar no mercado produto ou serviço que apresente alto grau de risco à saúde ou segurança das pessoas. “Caso o fornecedor venha a ter conhecimento da existência de defeito após a inserção desses produtos ou serviços no mercado, é sua obrigação comunicar o fato imediatamente às autoridades e aos consumidores”, diz o texto.
Valor Econômico
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