Tuesday, March 12, 2013

Supercell, outra criadora de games de sucesso da Finlândia

Uma das últimas febres na indústria de jogos on-line vem mais uma vez da Finlândia. A desenvolvedora de jogos Supercell Oy afirma que dá lucro e que está faturando mais de US$ 500.000 por dia com dois jogos: "Clash of Clans", de estratégia medieval, e "Hay Day", um aplicativo para administrar uma fazenda virtual.
A nova empresa, criada há dois anos, transferiu seus 80 funcionários para um complexo de escritórios abandonado pela abatida fabricante de celulares Nokia Corp., um sinal dos tempos em Helsinque. A cidade tem gerado grandes desenvolvedoras de jogos, incluindo a Rovio Entertainment Ltd, que inventou o "Angry Birds".
Desde que a Supercell lançou seus dois jogos gratuitos, em meados de 2012, o número de downloads explodiu e o faturamento com acessórios "in-game" comprados por jogadores - como créditos para acelerar o andamento dos jogos - colocaram o "Clash of Clans" no topo do ranking da loja da Apple nos Estados Unidos e o "Hay Day" na terceira posição. Isso põe a firma no mesmo nível que gigantes como a Eletrocic Arts Inc. e Zinga Inc.
A Supercell, porém, tem de evitar o destino de desenvolvedoras de jogos que penam para continuar emplacando novos sucessos. Seus executivos dizem que a Supercell conseguiu evitar fracassos porque elimina projetos com perspectivas ruins já no começo do seu desenvolvimento.
"A verdade é que nós somos bons nos fracassos. No ano passado, lançamos nossos dois primeiros jogos na loja da Apple e ambos tiveram grande sucesso", disse Ilkka Paananen, de 34 anos, o diretor-presidente e um dos fundadores da empresa. "Mas o que realmente nos fez ter sucesso foram os quatro jogos que abortamos antes de serem lançados." Segundo ele, a Supercell deve lançar novos jogos este ano.
A empresa monta pequenos grupos de projeto, que chama de células, geralmente com um máximo de dez funcionários, que trabalham com ampla liberdade em relação a chefes e aprovações.
"Essa abordagem nos permite fazer o trabalho até o fim", diz Drussila Hollanda, uma brasileira que morava em Berlin antes de se mudar para Helsinque para trabalhar na Supercell.
Para recrutar talentos, a empresa teve de lutar contra sua remota localização e o duro clima do país. Além disso, é difícil para as empresas finlandesas competir com os altos salários dos EUA, segundo Olli Sotamaa, pesquisador da Univerisdade de Tampere, na Finlândia, e especialista na indústria local de jogos.
Drussila diz que os salários na Supercell são "altos", sem especificar quanto, e que se sentiu atraída pela Finlândia devido, em parte, aos sistemas de educação e saúde públicas.
Kevin Comolli, da Accel Partners, empresa que já investiu em empresas como Rovio e Facebook Inc., disse que não viu no seu portfólio nenhuma com crescimento tão acelerado quanto a Supercell. Em 2011, a Accel investiu US$ 10,4 bilhões na empresa.
A Supercell busca tornar seus jogos atrativos desenvolvendo cuidadosamente seus "core loops", que são as séries centrais de ações repetitivas dos jogos. "Os 10% que pagam pelos itens in-game patrocinam os jogos para todo mundo", diz Paananen. "Se você faz direito, é um modelo muito rentável."
Valor Econômico
Related products
See this news in: english
Other news
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 third floor 01452-001 São Paulo/SP