Thursday, March 07, 2013

Piraquê aposta em alimentos populares e planeja fábrica no Rio

A fabricante lança, em abril, a batata frita ondulada com a marca "Carioca" e, também, uma linha de sucos em pó de marca própria. Os dois produtos são o pontapé inicial da empresa para entrar no mercado de salgadinhos e produtos em pó, como mistura para bolos e achocolatados.
Assim, a Piraquê, que há 62 anos fabrica biscoitos e, há 55, massas, deixa claro que quer investir em alimentos mais populares. "Queremos botar o pé neste segmento porque ele traz um resultado positivo para as empresas. Para algumas delas, chegam a representar 15% do faturamento", disse Alexandre Colombo, diretor de marketing do grupo Piraquê, que concentra sua produção em um complexo industrial de vários prédios em Madureira (RJ).
Concorrência
Para enfrentar a concorrência, cujos líderes são a batata Ruffles, da PepsiCo, e o suco em pó Tang, da Kraft, a Piraquê conta com sua rede de distribuição própria que entrega a 60 mil clientes, a maioria no Rio, São Paulo e Espírito Santo. Colombo conta que, no início, não fará propaganda dos produtos na televisão.
O preço dos novos produtos serão 10% menores que o concorrente mais vendido, mas Colombo diz que a estratégia não é preço baixo. "Seria contra nossa filosofia de preços", afirma, acrescentando com orgulho que sempre cobra a mesma tabela de todos os revendedores e que não pratica redução de preços para participar de promoções. "Se o distribuidor incluir nossos produtos em alguma promoção para chamar consumidor, é ele quem arca", afirma. "Não vamos entrar na guerra de preços. Mas vamos chegar em vários lugares que eles não chegam". As entregas da empresa são todas feitas em 200 caminhões próprios. Para entregar os novos produtos, ainda não será necessário ampliar a frota.
Nova fábrica
Nessa atual etapa da empresa, pela primeira vez a fabricação de um produto da marca Piraquê será terceirizada. A batata será fabricada pela Boa Vista e a Vitalis fará o suco. Mas a empresa já conseguiu um financiamento de R$ 100 milhões no BNDES para construir uma nova fábrica no município de Queimados, na Baixada Fluminense (RJ). A unidade ocupará uma área de 75 mil metros quadrados. A empresa não informou sobre as datas de início e de término da obra.
Resultados
Em cinco anos - de 2006 a 2011 -, a receita bruta da companhia cresceu de R$ 302,9 milhões para R$ 534,2 milhões, um aumento de 76%. No ano passado, o faturamento cresceu 14,6% para R$ 612,5 milhões. A margem Ebtida teve expansão anual acima de 10%, em média, entre 2006 e 2010, e de 4,7% em 2011. O resultado de 2012 não foi informado.
Supermercado Moderno
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