Thursday, February 07, 2013

Exportações de relógios suíços registram recorde

As exportações de relógios suíços cresceram, em 2012, a € 17 bilhões, 10,9% a mais que no ano anterior, e registram um novo recorde, anunciou ontem a Federação Suíça da Indústria Relojoeira (FH).
A indústria de relógios teve nos últimos três anos um crescimento sem precedentes, em particular na China, onde a compra de produtos de luxo é liderada pela clientela masculina. O país também deve impulsionar, neste ano, as vendas de relógios de luxo por conta das comemorações do Ano Novo Chinês em 13 de fevereiro.
No entanto, as exportações de relógios suíços caíram em dezembro 5,6% a € 1,42 bilhão, com uma queda de 15% em Hong Kong, seu principal mercado, e de 32,3% na China.
O aumento das exportações foi mais moderado na segunda metade do ano. Além de dezembro, setembro também foi um mês ruim com uma queda de 1,4% e novembro, apesar de ter sido positivo (alta de 4,7%), teve resultados muito piores que na primeira metade do ano, quando o crescimento foi de dois dígitos.
O número um da indústria relojoeira, o Grupo Swatch, divulga agora um crescimento saudável e prevê uma alta da indústria de 5% a 10%.
Para o presidente da federação suíça dos fabricantes de relógios, Jean-Daniel Pasche, existe um potencial de crescimento em vários mercados emergentes, em particular, na Índia, no Vietnã e na Indonésia, entre outros. As vendas cresceram em Hong Kong e nos EUA 6,8% e 10,1%, respectivamente; 19,7% no Japão; 25,2% nos Emirados Árabes Unidos; 21,7% na Coreia do Sul e Taiwan.
A surpresa veio de países europeus com forte crise, como a Espanha e a Itália, onde foi registrado um aumento nas vendas de 17,4% e 16% no período, respectivamente. As vendas de relógios de ouro são as que mais cresceram (20,5%) e os modelos que custam mais de € 2, mil aumentaram 13,1%.
Lucro da Swatch cresce
A Swatch Group, maior fabricante de relógios da Suíça, registrou lucro de € 1,27 bilhão no ano fiscal, alta de 20% em comparação ao ano passado. As vendas do segmento de relógios da companhia foram de € 5,8 bilhões, alta de 16%. Os modelos básicos e de faixa de preço intermediária foram os itens mais procurados pelos consumidores do ano passado.
Brasil Econômico
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