Monday, February 25, 2013

Aposta da BlackBerry para recuperar mercado chega neste semestre ao país

A BlackBerry, fabricante canadense de tablets e smartphones, está decidida a retomar a posição de empresa inovadora no mercado de dispositivos móveis. A arma da companhia para recuperar espaço neste segmento é um novo sistema operacional, o BlackBerry 10, lançado oficialmente no Brasil ontem.
Nos últimos anos, a força do iOS e o crescimento acelerado do Android acabaram destronando o BlackBerry no mercado de smartphones. Os sistemas da Apple e do Google juntos estavam presentes em 87,6% dos smartphones colocados no mercado no ano passado, segundo pesquisa da IDC, enquanto a canadense foi responsável por 18,8% do total.
Para aumentar a participação, a aposta é no smartphone Z10, primeiro a utilizar o sistema operacional Blackberry 10, que deve chegar neste semestre ao Brasil, segundo a BlackBerry. O primeiro país da América Latina a receber o aparelho será a Venezuela, no próximo dia 20. “Após isso, toda semana o aparelho irá chegar a um novo país da região”, diz Adriano Lima, diretor de inteligência de mercado para América Latina.
Entre as principais características, o aparelho tem a ausência de botões e a tela touch screen, uma quebra de paradigma quando se trata de um BlackBerry. O usuário desliza o dedo pela tela de bloqueio e ela se ergue como uma cortina e dá início à navegação. Entre os diferenciais estão o fato de todos os canais de comunicação (incluindo Facebook, Twitter e email) serem agregados em uma única lista que aparece no canto esquerdo da tela e a luz vermelha que pisca acima da tela quando há uma nova notificação nos aplicativos instalados.
Lima, que não abre a data exata do lançamento no Brasil, afirma que o smartphone está em processo de homologação na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e será disponibilizado por todas as operadoras no país. O executivo ainda não diz qual será o valor do aparelho no Brasil, mas afirma que o preço será compatível com os outros smartphones “high end” disponíveis.
Ele explica que o foco do Z10 não é apenas o mercado corporativo, onde a empresa possui 42% de participação no Brasil. “A linha entre o usuário corporativo e final acabou. Queremos os dois mercados”, diz Lima.
As últimas campanhas publicitárias da marca mostram que o público jovem também está no alvo. Personalidades como o ator Malvino Salvador e a ex apresentadora da MTV Marimoon já foram garotos-propagando de uma campanha da marca que está no ar em canais de TV fechada, na tentativa de atrair os novos consumidores. “No Brasil o BlackBerry ainda tem cara de terno e gravata, mas estamos tentando mudar isso”, afirma Lima, que prevê a estreia de um novo comercial desta série em duas semanas.
O executivo não fala qual é a meta de vendas do Z10 no mercado brasileiro, mas afirma que no Reino Unido, após o lançamento do aparelho, a fabricante conseguiu passar de uma participação de mercado de 1% para 8,5%em três semanas, de acordo com a consultoria GfK.
Desenvolvedores
Para impulsionar a adoção do BlackBerry 10, durante um ano, a fabricante investiu US$ 100 milhões na aproximação dos desenvolvedores de aplicativos para incentivar a adesão dos profissionais ao novo sistema operacional da empresa. A ação fez a empresa atingir 90 mil aplicativos disponíveis na nova plataforma.
Brasil Econômico
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