Thursday, January 31, 2013

Telefônica lança smartphone com sistema Firefox no mercado brasileiro

Os primeiros telefones com sistema operacional Firefox OS (plataforma aberta semelhante ao Android) devem chegar às lojas no segundo semestre deste ano. A novidade é fruto de uma parceria entre a Telefônica e o Mozilla. “O desejo do consumidor brasileiro é ter um smartphone, o que ainda é difícil para algumas pessoas. Por isso, queremos oferecer um preço atrativo para os aparelhos, que devem ser lançados ainda este ano”, destaca Antônio Carlos Valente, presidente da Telefônica, em entrevista coletiva no segundo dia da Campus Party.
Sem especificar o valor e qual empresa vai fabricar o aparelho no Brasil, Valente afirma que a princípio o produto estará disponível apenas nas lojas da Vivo, mas por ser um projeto de plataforma aberta, o mercado deve adotar aos poucos a novidade.
Os celulares foram concebidos pela empresa espanhola Geeksphone e cerca de 170 unidades estão circulando pela Campus Party. Os campuseiros (participantes do evento) podem participar de um concurso no qual o desafio é o desenvolvimento de soluções e aplicativos para a nova plataforma. O objetivo da empresa com a brincadeira é criar um ecossistema para a chegada do aparelho no mercado.
A atenção especial que a Telefônica está dando para os de smartphones vem na esteira da popularização do 3G, que muda o perfil do cliente uma vez que a demanda, antes concentrada no serviço de voz agora se volta também para os dados.
“Esse é um processo que está acontecendo em todos os mercados do mundo. Esperamos que este ano o tráfego de dados cresça de maneira robusta”, diz Valente.
Entretenimento
De olho no mercado dos aparelhos portáteis, a Telefônica direciona esforços também para o segmento de entretenimento com Vivo Play, canal de séries e filmes lançado no final do ano passado, para ser assistido nos telefones e tablets. “Temos contratos com grandes estúdios e já oferecemos uma programação diversificada. A ideia aumentar a grade com conteúdo nacional, uma vez que a produção deve explodir, com os desdobramentos da lei 12.485”, diz.
Tal lei entrou em vigor no início de dezembro de 2012 e permitiu que as concessionárias de telefonia utilizassem suas redes para fornecer serviços de televisão paga e, ao mesmo tempo, impôs uma cota mínima de conteúdo produzido no Brasil na programação. A grade de filmes, séries e documentários terá que ter três horas e meia por semana de programas brasileiros no horário nobre.
A telefônica patrocina a sexta edição da Campus Party Brasil, que tem como tema o empreendedorismo.
Brasil Econômico
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