Thursday, January 31, 2013

ALL entra no mercado de importação de combustível

A América Latina Logística (ALL) entra no mercado de importação de combustíveis com o acordo anunciado ontem com a Cattalini. A parceria firmada com a concessionária de ferrovia — que atua no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país — permitirá a construção de um terminal de óleo diesel no porto de Paranaguá, no Paraná, que vai receber os primeiros embarques já em março. Trata-se do primeiro terminal ferroviário dedicado ao recebimento de diesel importado do Brasil.
A expectativa do diretor de negócios de líquidos da ALL, Luiz Gustavo Vitti, é que a importação de diesel via Paranaguá, amplie em 10% o volume do transporte de derivados de petróleo pela ferrovia neste ano. Em média, o movimento anual da companhia é de 6,5 bilhões de litros de combustível. “Temos uma expectativa alta porque nos últimos anos o Brasil vem aumentando gradativamente o volume de importação de diesel”, afirma.
De 2010 para 2012, os embarques passaram de 500 mil litros para 3,7 bilhão de litros do combustível. “E isso tende a aumentar”, estima Vitti. “E a ALL tem essa solução ferroviária que pode ser usada por qualquer importador”, comemora.
Somente com a importação de derivados, a ALL vai movimentar de Paranaguá para o interior do país 600 milhões de litros de produtos este ano. Essa é a capacidade do terminal da Cattalini no porto.
Segundo o executivo, serão destinados para este transporte 800 vagões tanques. “Acreditamos que nos próximos cinco anos o Brasil ainda vai importar diesel para suprir o mercado nacional”, diz. “Além da importação, as refinarias do Nordeste podem levar o combustível até Paranaguá via cabotagem e de lá distribuir pela ferrovia.”
Ele destaca ainda que se trata de uma operação que não depende de uma frota dedicada, como é o caso da operação para exportação de álcool.
Parcerias costuradas
A ALL fez também uma parceria com a Raízen, empresa da Cosan e da Shell, para a construção de um terminal de etanol na cidade de Ourinhos, no interior de São Paulo. A parceria é um passo importante para o mercado exportador de combustível, pois, até então, o estado de São Paulo, que é o principal mercado de etanol brasileiro voltado para exportação, não tinha uma saída de escoamento via ferrovia. “Conseguimos concentrar toda a produção de etanol do interior de São Paulo no terminal e dali mandamos para o Porto de Paranaguá. Nessa operação, temos uma frota de 300 vagões dedicados”, afirma Vitti.
O executivo explica que essa frota precisa ser exclusiva porque o etanol para exportação não pode conter resíduos de hidrocarbonetos, sustância presente principalmente no óleo diesel.
Com esse contrato, a ALL vai transportar por ano cerca de 500 milhões de litros de etanol, mais que o dobro do movimentado para os embarques no ano passado, quando a companhia contabilizou 400 milhões de litros de etanol para exportação. Isso representou 20% do total do combustível transportado pela companhia no ano passado, que chegou a 2,5 bilhões de litros.
Ao todo passaram pelos trilhos da ALL cerca de 9 bilhões de litros de granéis líquidos, sendo a maior parte de diesel para o mercado interno.
Brasil Econômico
Related products
See this news in: english
Other news
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 third floor 01452-001 São Paulo/SP