quinta-feira, 28 de julho, 2022

Governo reduz alíquota de importação de PP

O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex/Camex) homologou em 15 de julho último a redução para 6,5% da alíquota de importação de polipropileno (PP). A Agência Brasil destacou no registro da medida a característica multiplicidade de aplicações da poliolefina, “como embalagens flexíveis, sacos para grãos e fertilizantes, cadeiras, brinquedos, eletrodomésticos e autopeças”. O declínio da alíquota de importação de PP constava entre os mais renitentes pleitos da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) junto ao governo. Na entrevista a seguir, José Ricardo Roriz Coelho, presidente da entidade, comenta à medida que facilitará o acesso dos transformadores a PP de fora do Cone Sul.
- Qual a motivação para o governo baixar agora a tarifa para importar PP?
Pelo que foi publicado, não se trata de desabastecimento ou oferta interna insuficiente.
Acreditamos que o governo tem entendido o problema estrutural que mercados fechados com monopólio gera em toda a cadeia. Provavelmente, isto foi fruto de uma análise criteriosa do mercado doméstico, visto que a altas tarifas geram um desequilíbrio na cadeia produtiva, com impacto em diversos setores da economia, sendo neste momento agravado pela crescente inflação e pela dificuldade de acesso a mercados internacionais.
- Com esta decisão, como ficam os antidumpings existentes para PP de várias origens?
A decretada redução do imposto de importação de PP, embora importante para o setor, não soluciona os efeitos negativos das medidas antidumping aplicadas para importantes origens, como Índia, África do Sul e Estados Unidos. Elas seguem vigentes.
- Quais os demais pleitos de redução de alíquota de importação que a Abiplast hoje defende junto ao governo?
Temos trabalhado para minimizar os impactos negativos das altas tarifas de importação de matérias-primas plásticas. Também atuamos em estratégias para o aumento da competitividade do setor e para a existência de uma concorrência entre os fornecedores de matérias-primas com melhor acesso a mercados internacionais, novas tecnologias e materiais avançados.
https://www.abre.org.br/inovacao/governo-reduz-aliquota-de-importacao-de-pp/ ABRE - 25/07/2022
Produtos relacionados
Comprar PP
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2022 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP