quinta-feira, 28 de julho, 2022

Brasileiros estão preparados para consumir em supermercados inteligentes

Sem dúvidas, a operação automatizada criada para as lojas Amazon Go é a maior referência para o varejo supermercadista em relação ao melhor uso da tecnologia, otimização de estoque, agilidade na operação e, claro, aumento nas vendas e na fidelização dos consumidores. De olho neste tipo de negócio, o Grupo Auchan investe no formato de supermercados inteligentes nos moldes da gigante do varejo americana, com sensores e um sistema de vídeo que calcula a quantidade e o valor dos produtos que cada cliente pegou na gôndola.
Considerando o cenário brasileiro, Rodrigo Catani, head de vendas da AGR Consultores, empresa de soluções para diferentes segmentos do varejo, acredita que esse modelo de loja tem tudo para dar certo no Brasil. “Os consumidores brasileiros estão se habituando a esse modelo e, de modo geral, estão abertos a inovações e gostam de experimentar”, afirma. Para Catani, como o smartphone já é quase comum para a maioria da população, as empresas têm meio caminho andado.
Segundo o head de vendas da AGR Consultores, existem características básicas que um supermercado inteligente precisa ter para ter sucesso na sua operação, seja no Brasil ou no exterior. “Simplicidade no cadastro inicial, que é a primeira barreira; facilidade para entrar na loja e escolher os produtos e agilidade na hora de pagar. A questão não é ser automatizada ou não, mas sim a experiência de compra, que precisa ser fluida, sem atritos e com muita praticidade”, aponta.
- Dados como mina de ouro para o varejo
De acordo com Rodrigo Catani, os modelos de lojas inteligentes usarão cada vez mais realidade aumentada e inteligência artificial para evitar rupturas de estoque, precificação dinâmica e, principalmente, fazer o uso correto dos dados gerados em cada compra. “Essa é a mina de ouro tanto para o varejo, quanto para a indústria. Quando bem analisados, os dados podem gerar insights muito poderosos sobre hábitos de compra, ocasiões de consumo e mais assertividade no sortimento e nas promoções, completa.
A primeira loja Auchan Go funciona 24 horas por dia e tem um mix de 500 produtos disponíveis em um espaço de 38 metros quadrados. A primeira loja da rede varejista neste formato fica no campus de uma escola de negócios no norte da França. A loja está equipada com sensores e um sistema de vídeo desenhado pela startup chinesa Cloudpick que permite saber o que e quantos produtos o cliente levou.
Este primeiro Auchan Go, que permanece aberto 24 horas por dia, oferece uma variedade de 500 produtos alimentares e não alimentares, a partir de um hipermercado perto da cadeia, que funciona como uma plataforma de fornecimento.
https://www.supervarejo.com.br/tecnologia/brasileiros-estao-preparados-para-consumir-em-supermercados-inteligentes-segundo-especialista/ superVarejo - 27/07/2022
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP