segunda-feira, 20 de junho, 2022

Qual é o significado do ESG para os líderes empresariais?

Não importa onde você esteja em uma empresa, você provavelmente já ouviu falar em ESG, sigla para ambiental, social e governança. Seus colegas em finanças, jurídico/compliance e risco já ouviram muito sobre isso. E todos nós vamos ouvir muito mais sobre isso nos próximos anos.
Mas ESG pode significar muitas coisas diferentes, dependendo de quem está dizendo e do contexto em que está dizendo, o que leva à confusão.
O que é ESG?
Essencialmente, ESG denota os dados qualitativos e quantitativos que:
.
- Descrevem o status ambiental de uma empresa, características sociais e governança corporativa (portanto, ‘E’ para meio ambiente, ‘S’ para social e ‘G’ para governança).
- Refletem a exposição de uma empresa, setor ou investimento e gestão de riscos ambientais, sociais ou relacionados à governança.
.
Os pontos de dados podem variar, mas o Fórum Econômico Mundial e o Conselho de Padrões de Contabilidade de Sustentabilidade fornecem listas comuns.
- O significado para as empresas
O interesse em ESG começou com argumentos como os do economista de Harvard Michael Porter de que as empresas (e o capitalismo como um todo) se beneficiam de pensar na geração de valor além do puramente econômico – ou seja, as empresas devem focar sua geração de valor em todos os seus stakeholders (incluindo comunidades, funcionários e clientes), não apenas acionistas ou proprietários.
Essa interpretação mais ampla de valor proporciona competitividade, lucro e saúde comercial a longo prazo, porque reduz o risco e aproveita ao máximo os recursos escassos. Na verdade, foi a comunidade de investimentos que cunhou o termo, pois eles buscaram ampliar sua análise para fatores não financeiros que refletiam riscos materiais ou oportunidades de crescimento – uma análise que chamaram de “ESG” para seus três componentes principais.
Essa compreensão mais ampla da geração de valor penetrou nos escalões da gestão corporativa; até mesmo o berço de Milton “o lucro é tudo” Friedman, a Booth School of Business da Universidade de Chicago, ensina ESG.
O desempenho ESG, as decisões gerenciais que o impulsionam e os pontos de dados que o refletem tornaram-se uma forma de medida de proxy sobre a qualidade da gestão de uma empresa, juntamente com seus dados financeiros. Naturalmente, eles se tornaram uma questão de atenção do conselho, atenção dos líderes e discussões operacionais, com funções, processos e tecnologias de suporte em toda a empresa.
O ESG agora tem muito mais destaque nas principais discussões estratégicas de todas as empresas, especialmente em seus níveis mais altos. Como mostram a batalha pela Exxon no ano passado e pelo McDonald’s agora, essas decisões determinam o futuro das empresas. E o recente post ESG de Elon Musk no Twitter, destinado a menosprezar o termo, revela sua importância mesmo em empresas que resistem à sua influência.
Espere que o ESG se torne mais importante, impulsionado especialmente pelas mudanças climáticas e pelo escrutínio do impacto social do capitalismo, mas também pelos esforços das empresas para buscar vantagem competitiva e diferenciação e o desejo dos investidores de incorporar análises não financeiras para obter melhores retornos
https://forbes.com.br/forbesesg/2022/06/qual-e-o-significado-do-esg-para-os-lideres-empresariais/ Forbes - 18/06/2022
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP