terça-feira, 17 de maio, 2022

Dos rótulos para o papel cartão

Um dos pontos mais importantes para viabilizar a recuperação de resíduos pós-consumo é encontrar boas aplicações para reinserir o material no ciclo econômico com valor agregado. Trata-se de um dos pilares mais importantes da Economia Circular, sem o qual todo o esforço de coleta e reprocessamento dos resíduos pode ser desperdiçado.
O desenvolvimento da tecnologia da Polpel para reciclagem de liners usados em rótulos autoadesivos é um bom exemplo disso. Hoje, graças à excelente qualidade das fibras encontradas nesse material, já é possível fabricar papel cartão destinado à conversão de embalagens para grandes marcas, como é o caso das caixinhas para sabonete da linha Ekos, da Natura, que recentemente recebeu o Prêmio Grandes Cases de Embalagem pela inovação.
“Sempre estivemos envolvidos com as demandas e os projetos da Natura”, conta Aldinir Nascimento, gerente de operações da MD Papéis, empresa que viabilizou, em seus processos, a incorporação da polpa de celulose produzida a partir dos liners usados pela própria Natura, que são reciclados pela Polpel, fechando o ciclo. “Nossas operações estão direcionadas para utilização de aparas pré e pós-consumo. De início, essa era uma demanda mais econômica, mas hoje está muito alinhada com a recirculação de matérias primas que seriam descartadas, e consequentemente com oportunidades mercadológicas.
”Do momento em que a Natura procurou a MD Papéis para saber se era possível utilizar o material da Polpel até que se chegasse a uma boa solução passaram-se apenas três meses. “A fibra é muito boa, muito nobre, com boas características técnicas, e teve uma boa aderência técnica ao nosso processo produtivo”, continua Nascimento. “A incorporação desse material reprocessado não trouxe nenhum comprometimento estrutural ou visual ao Natura Card, que é o cartão que produzimos para a Natura.
”Nascimento conta que a ação reforça o posicionamento da MD Papéis como empresa vocacionada para a sustentabilidade e aberta a esse tipo de desenvolvimento. “Sem dúvidas, esse projeto ajudou a estreitar nossa relação com a Natura.”
https://embalagemmarca.com.br/2022/05/dos-rotulos-para-o-papel-cartao/ EmbalagemMarca - 13/05/2022
Produtos relacionados
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP