quarta-feira, 12 de janeiro, 2022

Varejo e Indústria mudam estratégia

O aumento do preço do café refletiu em mudanças de estratégias do varejo e da indústria para sustentar as vendas da categoria. No quarto trimestre de 2021, o produto teve alta de 66,8%, segundo dados da empresa de pricing Profit+. Já o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que o preço do café moído subiu 50,24% ao longo do último ano. Os problemas climáticos, como a quebra de safras, são apontados pela Fundação Getulio Vargas como o principal motivo da alta. Neste cenário, a indústria teve que repassar o aumento, enquanto o varejo observou a busca por embalagens e marcas alternativas.
- Repasse de Preços
Para o Café Canecão, a saída foi repassar o preço da matéria prima, que subiu "expressivamente", ao cliente e, consequentemente, ao consumidor. Com isso, foi constatada uma queda de volume, mas, segundo a fabricante, não houve substituição do produto. "Nossa redução de volume foi de cerca de 10%, enquanto a média no setor gira em torno de 30% de queda", afirma Natal Martins, diretor de marketing e vendas do Café Canecão, com exclusividade ao Jornal Giro News.
Já na Orfeu Cafés, a estratégia incluiu aumentar os preços, mas, mesmo assim, não houve impacto negativo em volume. "Por estar inserida em um segmento mais premium de mercado, a Orfeu apresentou crescimento nas vendas em 2021", destaca o CEO Ricardo Madureira.
- Mudança no Comportamento
O Dalben Supermercados notou que essa alta impactou o comportamento de compra do consumidor, que não deixou de comprar café, mas procurou opções mais acessíveis. "É um produto que faz parte do hábito das pessoas, então dificilmente ele é retirado da cesta de compras. Houve downgrade de marcas e a compra de embalagens mais econômicas", explica Fernanda Dalben, diretora de marketing da rede. Com isso, o supermercadista observou uma queda nas vendas. "Teve uma queda no volume de vendas porque as pessoas deixaram de comprar em maior quantidade ou optaram por embalagens econômicas, então o volume realmente caiu", conclui Fernanda.
https://www.gironews.com/negocios/varejo-e-industria-mudam-estrategia-66722/ Giro News - 12/01/2022
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