sexta-feira, 17 de setembro, 2021

Presidente da ABIR destaca compromissos do setor na redução de açúcar

“Atuamos com base em três pilares: protagonismo, informação e inovação”. Foi assim que Victor Bicca, presidente da ABIR descreveu, no webinar “Desafios e Oportunidades na Redução de Açúcar nas Bebidas e Alimentos”, promovido pelo NIS: Nutri Ingredient Summit, a atuação das empresas do setor na questão. No evento virtual, realizado nesta terça-feira (14/09), apresentado por Adriano Pegorelli e Cassiano Facchinetti, Bicca o empenho das empresas de bebidas não alcoólicas em ser parte da solução em relação à complexa questão do crescimento da obesidade na população – com suas múltiplas causas -, para atender aos anseios do consumidor e, também, para atingir as metas do acordo com o Ministério da Saúde assinado pelas associações ligadas à indústria de alimentos e bebidas, em 2018.
- A importância da rotulagem e das escolhas
O acordo prevê uma redução de 144 mil toneladas de açúcar em produtos como, refrigerantes, sucos, néctares, entre outras categorias de bebidas e alimentos, até 2022. “Toda a indústria de bebidas não alcoólicas está imbuída do compromisso de atingir essas metas. Esse acordo é inédito, um marco, e vai nos levar a outro patamar. Não só em relação à inovação, mas também com a ampliação ainda maior do portfólio e com iniciativas que virão na esteira deste nosso grande compromisso”, diz Bicca, destacando a importância da rotulagem nutricional e da nova norma divulgada recentemente pela ANVISA: “O consumidor tem que saber o que está consumindo e ter opções para fazer as escolhas mais adequadas ao seu estilo de vida”.
- Obesidade é multifatorial
Bicca também ressaltou que os refrigerantes não podem ser apontados como os grandes responsáveis pelo aumento da obesidade na população. “Dados oficiais mostram que, nos últimos anos, houve um crescimento da obesidade no país de 72%, e uma redução de 51,5% na frequência de consumo de refrigerantes”, diz, acrescentando que “bebidas açucaradas representam 1,7% das calorias ingeridas pela população brasileira”, citando dados da Pesquisa de Orçamento Familiar, do Ministério da Saúde. O presidente da ABIR elencou as múltiplas causas da obesidade, como falta de atividade física, predisposição genética, alimentação desequilibrada e distúrbios emocionais.
Após a abertura do evento feita por Bicca, Beatriz Piffer e Juliana Foresti, da MasterSense, falaram sobre os benefícios da stevia como alternativa ao açúcar e apresentaram pesquisas com dados que apontam para mudanças de hábitos do consumidor. As várias alternativas que a indústria de ingredientes vem buscando para atender às exigências do consumidor também foram destaques da apresentação de Ana Lúcia Quiroga, engenheira química da Vogler.
O webinar foi uma prévia do congresso e feira de negócios NIS Presencial, que acontecerá em outubro, entre os dias 19 e 20, em São Paulo, com o tema: “O Alimento Como Fonte de Saúde e o Ingrediente Como Protagonista”
ABIR - 14/09/2021
Produtos relacionados
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP