sexta-feira, 20 de agosto, 2021

Empresariado brasileiro pelo clima

A presidente do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Marina Grossi, representou 80 das maiores empresas brasileiras em encontro com o presidente da COP26 em Glasgow, Alok Sharma, em Brasília, na última quarta-feira (05). O objetivo foi entregar em mãos o posicionamento "Empresários Pelo Clima" com proposições para as negociações que ocorrerão na Conferência sobre o clima, em novembro.
O documento foi criado a partir de uma iniciativa do Conselho de Líderes do CEBDS, composto por lideranças de grupos empresariais associados ao CEBDS para compartilhar a visão de CEOs e altos executivos de grandes corporações com o poder público de diferentes esferas e a sociedade. O grupo de CEOs se reúne desde 2015 para debate, aprofundamento em estudos, ações e compromissos para combater as mudanças climáticas.
O posicionamento "Empresários Pelo Clima" deixa claro o comprometimento das empresas brasileiras com o cumprimento do artigo 6 do Acordo de Paris e com o esforço necessário para atingir a meta de limitar o aquecimento global em 2º C, até o fim do século, com vistas a alcançar 1,5º C.
"O setor empresarial brasileiro tem adotado ações corporativas concretas, entre outras, como o preço interno de carbono e as metas de neutralização, assim como está liderando iniciativas de políticas climáticas públicas com instrumentos de mercado e inclusão social. A COP 26 será uma oportunidade para compartilhar esse comprometimento e reforçar nosso engajamento mundial. E para tal, as empresas brasileiras para o Clima esperam contar com a atenção da organização do evento para viabilizar a presença e o espaço para divulgar essas mensagens", pontuou Marina.
O CEBDS acredita que o Brasil, país que pode ser considerado hoje a solução de net zero enquanto o mundo ainda está buscando os seus caminhos, precisa assumir o seu protagonismo nas negociações. O compromisso, de acordo com o Conselho, se dá ao longo de todos os setores econômicos, já que o Brasil é majoritariamente limpo na matriz energética e conta com a maior biodiversidade do mundo.
"Temos ambição climática e nossas empresas contam cada vez mais com metas de neutralização baseadas em ciência (science based targets) utilizando parâmetros criteriosos de ESG (ESG benchmarkings). Até 2030 devemos priorizar a redução do desmatamento e a ampliação da agricultura de baixo carbono, resultando no aumento da ambição da NDC brasileira e em potenciais ajustes correspondentes dentro da previsão do Artigo 6 do Acordo de Paris", afirma a presidente do CEBDS.
Para tornar esse caminho bem-sucedido e garantir uma retomada verde no pós-covid, será necessário preparar a maior participação dos setores industriais de eletricidade para os desafios após 2030. Por isso, o CEBDS defende a ampliação do programa RenovaBio e está colaborando com iniciativas legislativas para a criação de sistema brasileiro de comércio de emissões. Desta forma o empresariado se mostra engajado na discussão da trajetória de neutralização adotada pelo país para alinhar cada vez mais as iniciativas corporativas com o desenho de políticas climáticas e de recuperação verde que garantam a inclusão social e a competitividade da economia brasileira.
O posicionamento do setor empresarial para a COP26 estará aberto à adesão de empresas e entidades. A expectativa é de que até novembro, o documento conte com mais de 100 assinaturas.
- Sobre o CEBDS
O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) é uma associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil, além de divulgar os conceitos e práticas mais atuais do tema. Fundado em 1997, reúne cerca de 60 dos maiores grupos empresariais do país, responsáveis por mais de 1 milhão de empregos diretos. Representa no Brasil a rede do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), que conta com quase 60 conselhos nacionais e regionais em 36 países e de 22 setores industriais, além de 200 grupos empresariais que atuam em todos os continentes.
Mais informações: https://cebds.org/
CanaOnline - 06/08/2021
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP