quinta-feira, 24 de junho, 2021

Makro investe em inteligência artificial para sortimento

A nossa forma de viver, trabalhar e consumir foi drasticamente alterada pelos novos comportamentos e isso tem influenciado inclusive o varejo. Por isso, o Makro Group, especializado em atender tanto os clientes profissionais (como restaurantes e bares) quanto os finais, se uniu à Symphony RetailAI para investir em inteligência artificial, como forma de acelerar a inteligência humana. A parceria tem como objetivo refinar a excelência da rede nos fatores como personalização, sortimento e exposição.
A partir de algoritmos especializados, a solução da Symphony para Shopper Centric Retailing analisa os dados de consumo para segmentar consumidores e identificar critérios, preferências de compra, grau de lealdade a cada produto e até mesmo o nível de transferência de preferência para outros itens. Com essas informações, os algorítmos sugerem a melhor combinação de produtos e forma de exposição para facilitar a experiência de compras dos consumidores. E cada loja poderá ter uma personalização específica, capaz de atender os dois segmentos.
"O sucesso do varejo está nos detalhes e somente com o uso de tecnologia o Makro poderá ser ainda mais preciso, identificando comportamento e preferências de cada segmento de seus clientes para melhorar a sua linha de produtos e forma de exposição. Isso atrairá novos consumidores às lojas e, ao mesmo tempo, fidelizará os consumidores já existentes. É algo simples quando falamos, mas somente possível de resolução com a tecnologia", explica Gustavo Sucre, diretor de estratégia do Makro Group.
A tecnologia da Symphony RetailAI é especializada em varejo alimentar e tem sido desenvolvida e aperfeiçoada há mais de 30 anos, por intermédio de machine learning, que hoje trabalha com um expressivo volume de dados: mais de 175 milhões de lares de consumidores de 850 varejistas globais, em 70 países, entre eles os 25 maiores fabricantes e 12 dos 25 maiores varejos do gênero no mundo.
"Atender as novas preferências e hábitos de cada consumidor, de forma personalizada e ágil, será a chave para o sucesso e vantagem competitiva do Makro. Estamos honrados de poder apoiar nessa transformação", complementaFábio Silvestri, vice-presidente da Symphony RetailAI na América Latina.
A consultoria RETAILATAM Business Solutions oferecerá apoio estratégico à Symphony RetailAI no processo de implementação, treinamento e consultoria do processo de gestão de categorias na rede Makro no Brasil e na Colômbia.
"A implementação da solução da Symphony RetailAI para Shopper Centric Retailing permitirá que o Makro desenvolva uma estratégia de crescimento baseada na implemetação do 'ponto de vendas ideal', por meio de insights e recomendações para influenciar o caminho percorrido pelo consumidor", acrescenta Daniel Sampietro, fundador e CEO da RETAILATAM.
superVarejo - 24/06/2021
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