segunda-feira, 31 de maio, 2021

RFID em embalagens para micro-ondas e superfícies metálicas

Com o avanço da tecnologia, as etiquetas RFID (identificação por radiofrequência) estão ganhando novas aplicações. A evolução dos materiais e dos chips utilizados tem permitido o desenvolvimento de soluções para produtos que sempre foram um desafio para o setor de tags eletrônicas, como bandejas de alimentos que vão ao micro-ondas e embalagens metálicas de bebidas e cosméticos.
Um dos destaques é a solução desenvolvida pela Avery Dennison para embalagens de alimentos prontos congelados. Inédita no mercado, a tecnologia Wavesafe permite unir rastreamento, visibilidade, eficiência e segurança, trazendo mais confiabilidade e garantindo a qualidade do produto, o que beneficia tanto o fabricante como o consumidor.
“Essa etiqueta foi desenvolvida para oferecer total segurança durante o aquecimento do alimento no micro-ondas, por até cinco minutos em potência máxima, sem apresentar superaquecimento ou deterioração ao passar por esse processo”, destaca Fabiana Wu, gerente de RFID da Avery Dennison.
Outra inovação da companhia é a tecnologia On-Metal para superfícies metálicas. A aplicação de RFID era inviável para as indústrias que utilizam esse tipo de embalagem em seus produtos, como o setor de saúde, beleza, alimentos e bebidas, pois o metal interfere nas frequências que o leitor RFID e a etiqueta usam para se comunicar. “Com essa solução, podemos aplicar tags flexíveis em superfícies curvas, com alto desempenho em materiais metálicos e que contenham líquido, além de uma distância de leitura de mais de cinco metros. O Midas Flagtag, por exemplo, é um produto para embalagens cilíndricas, que entrega dados de forma segura, eficiente precisa”, diz Fabiana.
- Tecnologia dupla para o varejo
A Avery Dennison conta, ainda, com um novo produto que une segurança e gerenciamento de estoque para o varejo, o RFID AD-362r6-P. Desenvolvidos com tecnologia dupla, os inlays dessa linha combinam rastreamento e recursos de identificação digital de uma etiqueta RAIN RFID de alto desempenho, com a funcionalidade de prevenção de perda de uma etiqueta EAS. “Isso significa mais segurança dos produtos e da marca, além de uma experiência de compra com mais conveniência para o consumidor. Com leitores posicionados nos pontos de saída de mercadorias, as etiquetas com Dual Technology garantem o controle dos produtos e comodidade para os clientes”, finaliza Fabiana.
Entre os principais benefícios, o RFID permite às empresas ampliar a rastreabilidade de produtos, contribuindo para melhorar a eficiência e aumentar a visibilidade em toda a cadeia produtiva. Sua utilização possibilita uma gestão precisa dos estoques, com melhor controle de qualidade e da validade dos produtos, além de otimizar a distribuição e possibilitar o acompanhamento das entregas em tempo real, assim como o planejamento de rotas, com um rastreamento logístico de ponta a ponta.
Para o consumidor, significa mais transparência e segurança, ao ter acesso a informações detalhadas sobre o produto, por meio da transferência sem fio de dados das etiquetas eletrônicas a um leitor compatível.
EmbalagemMarca - 27/05/2021
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP