terça-feira, 27 de abril, 2021

Tintas Coral cria programa de recompensa para reciclagem de embalagens

A AkzoNobel e a startup Green Mining lançaram um programa de recompensas para incentivar a reciclagem de embalagens de tintas. O objetivo é estimular consumidores e, principalmente, pintores a descartar de forma adequada tanto latas de aço quanto baldes plásticos.
A parceria entre as empresas surgiu por meio do Braskem Labs. programa de aceleração de negócios com impacto socioambiental positivo da Braskem, que selecionou a Green Mining, especializada em logística reversa inteligente, para participação na edição de 2020.
A partir das mentorias realizadas ao longo do ano, as empresas desenharam e desenvolveram, em conjunto, todo o projeto, desde a definição do local onde as embalagens seriam coletadas, tipo de materiais até o sistema de pontuação.
Em postos de coleta localizados em unidades das lojas Casa Toni e Bazar das Tintas, em São Paulo, o consumidor poderá entregar baldes e latas de tinta vazias e acumular pontos que podem ser trocados por brindes como camisetas, bonés, macacões e trinchas ou por descontos nas próximas compras. A ação, chamada de “Pintando o Futuro”, visa estimular a recuperação das embalagens pós-consumo de forma eficiente, trazendo-as de volta para o ciclo de produção. Serão recebidas embalagens de qualquer tipo ou marca, no entanto, baldes de plástico e as da marca Coral terão maior pontuação.
“Com esta parceria, estamos não somente promovendo a cultura da reciclagem, mas também vamos diminuir os impactos ambientais e recompensar o consumidor, principalmente pintores, que descartam uma grande quantidade de resíduos. Queremos mostrar que existe um ciclo virtuoso na valoração de embalagens quando usamos tecnologia para trazer a eficiência e rastreabilidade obrigatória. Afinal, a logística reversa só existe quando comprovada a procedência de materiais pós-consumo”, explica Rodrigo Oliveira, presidente da Green Mining.
Os baldes de plásticos e as latas seguirão para a reciclagem com a expectativa de retornarem ao ciclo de produção no futuro.
“Além de captar oportunidades econômicas para o processo produtivo, como a redução de compra de matéria-prima virgem, estamos agregando valor aos produtos das marcas por meio desta utilização do fluxo reverso”, diz o presidente da startup.
“Participar da estruturação desse programa de logística reversa e ser mentora do Braskem Labs foram experiências únicas. Por meio desse case, podemos ver o resultado prático da importância de unir a cadeia em iniciativas que tornem o futuro mais sustentável, e o Braskem Labs é uma dessas oportunidades. Futuramente, esperamos poder contribuir ainda mais com a Green Mining e a indústria nacional no retorno de embalagens para a cadeia produtiva”, diz Fernanda Ribaski, gerente comercial de Solventes na Braskem e mentora da Green Mining no Braskem Labs.
EmbalagemMarca - 23/04/2021
Produtos relacionados
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP