sexta-feira, 23 de abril, 2021

Impasse na circularidade do plástico

A indústria química tem primado por uma evolução capenga no esforço febril para vestir a camisa da economia circular, constatou em entrevista ao portal Icis Ramesh Ramachandran, ex CEO de petroquímicas do Oriente Médio e hoje prata da casa da consultoria MEGVIN Advisors.
Pelo flanco da tecnologia, ele assinalou, são meritórios os desenvolvimentos trombeteados pelo setor na reciclagem química, refletidos em unidades de escalas menores e processos para converter resíduos plásticos em óleo de pirólise destinado à produção de polímeros virgens de verde aura sustentável.
No outro canto do ringue, porém, percebe Ramanchandran, ainda não se chegou no planeta a uma efetiva solução econômica e de infraestrutura para a coleta, triagem e processamento de refugo plástico, uma indefinição que ele prevê agourenta para a cadeia química, sob a forma da ameaça de multas, impostos e tarifas pontiagudas.
“Ativistas e a indústria estão de acordo quanto ao perigo representado pelo lixo plástico, mas as providências movem-se lentas demais e o setor do material precisa se apressar antes de a sociedade ver nele o problema em questão e o responsável para resolvê-lo”.
Sob outro ponto de vista, o consultor comenta que ninguém quer assumir os custos inerentes ao recolhimento, separação e recuperação de resíduos plásticos pós-consumo. É uma linha de passe, ele deixa claro.
“Governos querem que as indústrias arquem com esses gastos; as indústrias acham que isso é encargo dos consumidores; estes acham que o ônus cabe às indústrias e, entre elas, os fabricantes de bens de consumo rápido (brand owners) se recusam a pagar um preço premium por materiais reciclados”.
Noves-fora, martela o analista, os brand owners ainda precisam vir a público declarar que o custo de suas matérias-primas vai subir de forma significativa nos próximos anos porque a sociedade deseja que seus produtos finais sejam sustentáveis. Se esse argumento viabilizar o repasse do reajuste para os consumidores, condiciona Ramachandran, o caso está resolvido, pois também nesta parada não existe almoço grátis.
Plásticos em Revista - 22/04/2021
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP