quarta-feira, 03 de março, 2021

Governadores formam consórcio para compra de Sputnik V

Governadores atuarão em consórcio para comprar doses da vacina russa contra Covid-19 Sputnik V e somente o Estado de São Paulo irá adquirir 20 milhões de doses do imunizante, que ainda não tem registro nem autorização para uso emergencial no Brasil, disse hoje (2) o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).
Os governadores, que se reuniriam ainda hoje (2) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para tratar da gestão da pandemia, visitaram a União Química, farmacêutica sediada em Brasília, que fabricará a Sputnik V no Brasil.
“Muitos governadores estão visitando a União Química em Brasília e fazendo a opção de compra da vacina Sputnik, inclusive São Paulo. Nosso secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, está lá nos representando e já com a deliberação para compra de 20 milhões de doses da vacina Sputnik”, disse Doria em São Paulo, onde acompanhou a vacinação em um drive-thru no estádio do Morumbi.
“Os demais Estados que também estão visitando, todos eles farão suas opções de compra de forma consorciada para que no volume tenhamos um preço menor e cada Estado faz a sua aquisição junto à União Química”, acrescentou.
A Sputnik V, desenvolvida pelo estatal Instituto Gamaleya, de Moscou, embora ainda não tenha autorização para uso emergencial nem registro no Brasil, já vem sendo aplicada na Rússia e em outros países, como a Argentina.
Em Brasília, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), disse após uma reunião com a União Química que a farmacêutica entregou os documentos para obter autorização para uso emergencial junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Aqui acertamos para ter um empenho tanto do lado da União Química, com a Sputnik, com o apoio do Ministério da Saúde, com a Anvisa, para que a gente tenha as condições de até a próxima semana ter posicionamento dessa aprovação por parte da Anvisa”, afirmou Dias.
“Aqui também o compromisso de, com a autorização emergencial, em março, abril, no máximo maio, entregam os 10 milhões de doses já contratados com o Ministério da Saúde”, acrescentou o governador do Piauí.
Dias afirmou que os governadores pediram à União Química que apresente um cronograma de produção de doses da Sputnik V até no máximo a próxima semana. Ele disse que a expectativa da companhia é iniciar a produção industrial da vacina em abril.
Forbes - 02/03/2021
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP