terça-feira, 23 de novembro, 2021

Shopper é 1º supermercado do Brasil a neutralizar todas as emissões de carbono

A startup Shopper se tornou o primeiro supermercado do Brasil a neutralizar todas as emissões de carbono da sua operação. A marca, 100% online, passou a neutralizar todas as emissões de carbono geradas por sua operação, que vai muito além da entrega: desde a compra e o recebimento de mercadoria, até o armazenamento no CD, preparo do pedido e a entrega (incluindo também a pegada de carbono de todo time administrativo e operacional). A neutralização contou com a consultoria especializada da Biofílica Ambipar Environment, empresa focada em serviços ambientais e na conservação de florestas.
Com essa iniciativa, que foi feita por meio da compra de créditos de carbono realizada pela startup para compensar suas emissões de CO2, a empresa já contribuiu para a conservação de 1,78 hectares de área da Floresta Amazônica, isto é, 17.800 m², referentes à pegada de carbono de 2020, e deve fechar este ano com o triplo da área conservada a esse montante. Para este ano, a expectativa é de que o montante ultrapasse cerca de 7 campos de futebol oficial, somando mais de 70.000 m² (referentes a 2020 e 2021). No ano passado, foram 2,5 campos de futebol.
Além disso, a startup vai apoiar o desenvolvimento socioeconômico sustentável local e combater as mudanças climáticas. Para isso, a Shopper conta com uma parceria com o Projeto REDD+ Vale do Jari, que é financiado com recursos dos créditos de carbono. O projeto possui uma combinação de atividades, desde o manejo sustentável e a promoção do agroextrativismo até o monitoramento de biodiversidade. As atividades desenvolvidas pelo Projeto REDD+ Vale do Jari em conjunto com a Fundação Jari têm o potencial de evitar a emissão de 630 mil toneladas de CO2 por ano ao poupar o desmatamento de 562 mil hectares. Essa iniciativa atende 13 comunidades e mais de 305 famílias no Brasil.
“A shopper.com.br nasceu para melhorar a vida das pessoas, trazendo um jeito mais inteligente de fazer compras de mercado. Nosso modelo sempre foi mais eficiente por definição: porque o cliente não precisa pegar o carro, dirigir até o mercado, gastar horas nos corredores e filas, etc. E também porque a Compra Programada nos permite planejar nossa operação e entregas com antecedência, fazendo rotas mais eficientes e econômicas. Então sempre tivemos uma pegada de carbono ‘reduzida’. Agora fomos além: zeramos a pegada de carbono não só das entregas, mas de toda nossa operação. E, na nossa visão, não fizemos mais que obrigação. Todos os supermercados deveriam fazer isso”, declarou Fábio Rodas, CEO da Shopper.
SA Varejo - 22/11/2021
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP