sexta-feira, 29 de outubro, 2021

Entenda o que o design de embalagens pode fazer por produto e marca

Se a primeira impressão é a que fica, torna-se fácil começar a entender a importância do design de embalagens para o sucesso de uma marca ou produto. Afinal, em um mundo cada vez mais competitivo, destacar-se no meio da “multidão” formada pelos concorrentes exige a combinação perfeita entre planejamento, conhecimento, técnica e arte.
Para os leigos, é importante salientar que o design de embalagens é muito mais do que apenas um desenho. A criação exige o desenvolvimento de um projeto estratégico. Isso porque o resultado final influenciará em todos os momentos do produto.
Isso ocorre desde o projeto gráfico, passando pela definição das cores, logomarca, comunicação visual e mensagens subliminares. Por fim, interage até mesmo com a experiência de consumo. Quando bem sucedida, aliás, simboliza a conquista de clientes e a fidelidade à marca.
- Design de embalagens
O design de embalagens consegue materializar a imagem do produto. Isso porque muitas vezes torna-se o principal elemento das campanhas de divulgação através de materiais impressos, redes sociais, eventos, treinamentos, entre outros.O processo de criação, porém, exige conhecimento especializado, respeitando determinados procedimentos.
Mas como então é o desenvolvimento deste trabalho? Para um projeto eficiente, são seguidas basicamente 5 etapas:
.
Pesquisa de campo;
Conceito;
Aplicação;
Finalização;
Outros trabalhos.
.
- Relevância
Antes de explicarmos detalhadamente cada uma das etapas, é muito importante conhecer mais sobre a relevância e objetivos do design de embalagens para produtos e marcas. Atuando como um garoto propaganda, é responsável por criar o vínculo com a marca.
“Com isso, os consumidores reconhecem o produto, preferem este ao invés de outro. Em alimentos e bebidas, muitas vezes lembram até do gosto, aroma, prazer e o benefício de consumo”, explica Maurício Speranzini, diretor da Speranzini Design uma das principais referências no assunto.
Além de proteger seu conteúdo, a embalagem deve viabilizar o transporte e armazenamento, assim como promove a exposição. Torna-se um amigo do consumidor, que identifica o produto facilmente e se relaciona com a marca. “O design de embalagens busca materializar um produto, torná-lo atraente”.
Maurício Speranzini lembra ainda que o design de embalagens cria um vínculo também com os profissionais envolvidos o processo de produto. Com isso, motiva a equipe da empresa e também os distribuidores, trazendo consequentemente bons resultados para os acionistas.
- Criação
Com tamanha relevância para uma empresa, o design de embalagens necessita em seu processo de criação do suporte de uma equipe multissetorial. Isso porque a contribuição de pessoas com diferentes formações enriquece o trabalho.
Entre os envolvidos, destacam-se profissionais dos setores de design, marketing, comercial, laboratório e produção, compras, jurídico, engenharia, entre outros.
Aliás, o sigilo também faz parte de todo esse processo, desde a concepção até o lançamento do produto. Isso porque o design de embalagens trabalha interligado com dados sensíveis da empresa, como: investimento, estratégia e concorrentes.
Dessa forma, partes sensíveis devem ser tratadas de forma sigilosa entre os participantes experientes que possam contribuir durante o desenvolvimento do projeto, assim como no constante aprimoramento.
“Costumo dizer que a embalagem está em permanente desenvolvimento através de novas tecnologias, novos fornecedores, mudança de gosto e hábitos dos consumidores, demandas do trade, ações de concorrentes”, diz o diretor da Speranzini Design.
- Etapas
Portanto, o design de embalagens pode ser considerado como um parceiro estratégico e permanente para os proprietários do produto e da marca. Todo esse panorama, aliás, reflete-se no processo de criação, dividido em 5 etapas.
.
1 – Pesquisa de campo: Em linhas gerais, no início do projeto é feita a análise de concorrentes diretos e indiretos, tanto no Brasil quanto no exterior. Essa etapa também consiste no estudo de diversos fatores que interferem diretamente no design de embalagens, como:
.
Desempenho passado;
Hábitos e preferências dos consumidores;
Ponto de venda e exposição do produto;
Realidade da empresa e fornecedores;
Banco de imagens;
Sustentabilidade;
Textos legais e obrigatórios.
.
2 – Conceito: É nessa etapa que acontece o estudo de comunicação e estratégia. Por isso, existe a necessidade de encontrar as respostas para diversas perguntas, como: O que a empresa deseja? Como apresentar os diferenciais competitivos? Quais são os caminhos criativos para a comunicação e as imagens?
Ao escolher entre as diversas opções, uma nova composição é desenvolvida, conforme os interesses do cliente. Algumas situações têm a aprovação da equipe de trabalho. Já outras podem exigir pesquisas qualitativas e quantitativas.
.
3. Aplicação: Com o conceito criativo aprovado, os arquivos são finalizados. Além disso, são feitas as aplicações nas plantas, seguindo a orientação do fornecedor, que verifica a viabilidade e adequação do projeto para a tecnologia disponível.
.
4. Finalização: O início da etapa quatro exige primeiramente a aprovação da empresa e do fornecedor da embalagem. Após essa chancela, os arquivos são finalizados e enviados de forma aberta e editável para a produção. Geralmente, o fornecedor faz uma prova em pdf ou uma produção em pequena escala para facilitar a análise.
.
5. Outros trabalhos: Aqui, a embalagem já está finalizada. Entretanto, o trabalho ainda não acabou. Isso porque, com o produto à disposição, é possível preparar o lançamento com a criação de um mockup (representação gráfica) físico ou digital para início da divulgação para clientes, mercado e imprensa, assim como a preparação de uma convenção para as equipes, elaboração de catálogo, entre outras ações.
Para o sucesso do design de embalagens, é importante não pular etapas ou ignorar determinados detalhes do projeto estratégico. Por isso, é necessário contar com o suporte de profissionais qualificados. Afinal, esse pode ser o diferencial entre o sucesso ou o fracasso do produto e da marca.
Para saber mais detalhes sobre o assunto é só acessar o site https://www.speranzini.com.br/
https://bluestudioexpress.estadao.com.br/conteudo/2021/10/01/entenda-o-que-o-design-de-embalagens-pode-fazer-por-produto-e-marca/ Blue Studio - 01/10/2021
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP