sexta-feira, 29 de setembro, 2017

Produção de celulose cai em agosto

A indústria brasileira de celulose reduziu em 0,8% a produção em agosto sobre o mesmo período do ano passado, mas as exportações subiram 9,4% na mesma base de comparação, informou nesta quinta-feira (28) a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).
A produção de celulose no mês passado caiu para 1,54 milhão de toneladas, disse a associação dos produtores. No comparativo com julho deste ano, houve uma retração de 3,7%.
Já as exportações de celulose somaram 1,11 milhão de toneladas em agosto, alta de 12% em relação a julho.
Recentemente, a Eldorado anunciou aumento dos preços do insumo. Para Europa, América do Norte e China, o ajuste foi de US$ 30 por tonelada. Já para a Coreia do Sul, foi de US$ 50 por tonelada.
O setor, que também representa produtores de outros insumos derivados de madeira, afirmou que a produção de papel cresceu 4,5% no mês passado na comparação anual, para 907 mil toneladas, com o volume produzido de papel para embalagens avançando 4,9% e, para imprimir e escrever, com alta de 4,7%.
Mercado interno
Já as vendas domésticas de papel ficaram praticamente estáveis, pressionadas por queda de 3% nas vendas de papéis para imprimir e escrever, enquanto as de embalagens subiram 3,3% no período.
As ações das produtoras de celulose Fibria e Suzano estavam entre as maiores altas do Ibovespa nesta quinta-feira (28) às 11:23. A Fibria tinha ganho de 4,3% enquanto Suzano, que também produz papel, tinha valorização de 2,5%.
Na véspera, o presidente da rival Eldorado Brasil, José Carlos Grubisich, afirmou que vê os estoques de celulose no mundo ainda contidos e a demanda aquecida, o que abre espaço para novos reajustes de preços do insumo nos próximos meses.
Segundo o Ibá, as vendas de painéis cresceram 7,5% no mercado doméstico em agosto sobre o ano passado e 4,2% no comparativo com julho, para 573 mil metros cúbicos.
As exportações do insumo, que é utilizado na indústria da construção civil, avançaram 14,7% na comparação anual, para 125 mil metros cúbicos.
DCI – 29/09/2017
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP