segunda-feira, 09 de maio, 2016

Grupo alemão faz investimento de R$ 60 milhões em Valinhos

Campinas e Região - O Grupo Freudenberg, empresa de origem alemã presente em mais de 60 países, acaba de inaugurar as novas fábricas da Chem-Trend e SurTec, que fazem parte do grupo no País. As novas instalações são operadas em conjunto pela Chem-Trend e SurTec.
Ambas pertencem à divisão de Especialidades Químicas do grupo, e vão desenvolver, fabricar e comercializar agentes desmoldantes, especialidades químicas de processo e soluções de tratamento químico de superfície para atender clientes em vários setores.
O Grupo Freudenberg investiu R$ 60 milhões nas novas fábricas, instaladas no bairro Macuco, em Valinhos. O vice-presidente e gerente- -geral da Chem-Trend hemisfério sul e gerente-geral da SurTec do Brasil, Paulo Noce, disse que o investimento realizado contempla três razões fundamentais que envolvem a proximidade com o cliente, tecnologia e infraestrutura. "Um bom atendimento local é fundamental para o nosso cliente. Com relação à tecnologia, colocamos bastante investimento em novos laboratórios para desenvolvimento de produtos, para tropicalização de fórmulas químicas que eventualmente sejam desenvolvidas no exterior, mas que possamos trazer para cá para atender a aspectos pontuais e específicos de como o cliente brasileiro desejar e também equipamentos de produção. Agora temos classe mundial na nossa operação, em todos os sentidos, até mesmo em automação. Em termos de infraestrutura fabril de edifícios para dar mais conforto aos nossos funcionários atendendo normas regulatórias de legislação, segurança e meio ambiente", diz.
O tamanho total da planta é de 29 mil m², dos quais 11 mil m² são de área construída. A capacidade de produção anual é de 13 mil toneladas, destinadas a agentes desmoldantes, auxiliares de processo e produtos de tratamento químico de superfície. Segundo Paulo Noce, as duas fábricas em operação estão com 70% de sua capacidade instalada com apenas um turno operacional. De acordo com a necessidade e com a retomada de crescimento do mercado brasileiro as empresas estão preparadas para a instalação de um segundo turno. "O Brasil é o maior mercado, mas a gente exporta a partir daqui. Nós atendemos a América do Sul e a África do Sul, a partir dessa fábrica, então a gente tem possibilidade de expansão fora. No ano passado nós praticamente dobramos as nossas vendas para o exterior e representam 15% das nossas vendas", afirma.
As novas instalações empregam 120 pessoas, dos quais 20 são terceirizados, que trabalham em prol dos clientes de várias indústrias, incluindo a automotiva, aeroespacial, calçados, energia eólica, construção civil, indústria em geral e de eletrodomésticos, entre outras. Segundo Paulo Noce, 70% de seu quadro funcional tem curso superior. "As duas empresas trabalham muito com conhecimento. Estar perto de um mercado que ofereça mão de obra preparada, bem qualificada e bem educada, para nós é fundamental", comenta.
Paulo Noce disse que a Chem-Trend já operava em Valinhos há muitos anos e que a SurTec transferiu-se de São Bernardo do Campo para Valinhos com o objetivo de estar mais próximo dos clientes e fornecedores, disponibilidade de mão de obra, aspectos ligados a infraestrutura e logística. Para realizar a mudança foi feito um estudo específico de localização que foi executado pela Fundação Vanzolini ligada à escola politécnica da USP. Dentro dos critérios definidos pela empresa, as cidades candidatas para abrigar a nova fábrica, Valinhos se destacou entre as dez primeiras colocadas.
O Grupo Freudenberg desenvolve tecnologias de ponta e produtos e serviços para mais de 30 segmentos e milhares de aplicações. Aos 167 anos, a empresa contratou em 2015, mais de 40 mil pessoas em 57 países em todo mundo e obteve um faturamento de mais de 7,5 bilhões de euros.
DCI - 09/05/2016
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP