Um levantamento realizado pela ICLP, empresa especializada em estratégias para fidelização de consumidores, analisou as semelhanças psicológicas entre os relacionamentos das pessoas com as marcas e apontou caminhos para que os varejistas melhorarem o nível de lealdade dos clientes. O resultado mostra que a maioria dos consumidores brasileiros mantém um relacionamento menos comprometido com seus varejistas favoritos - apenas 10% deles mantém uma relação de devoção com suas marcas preferidas, considerada a mais favorável e duradoura para as marcas de varejo.
O estudo, que foi feito globalmente com mais de sete mil pessoas e incluiu a participação de 756 consumidores do Brasil, foi realizado em parceria com o professor Ron Rogge, da Universidade de Rochester (EUA), especialista na dinâmica dos relacionamentos. Eles avaliaram experiências com amigos, namorados e cônjuges, bem como suas relações com as marcas, a partir de sete critérios de relacionamento: reconhecimento, recompensas, reciprocidade, confiabilidade, respeito, confiança e comunicação.
Confira os resultados da pesquisa:
62% comprariam mais se confiassem mais nas marcas;
68% dos consumidores comprariam mais se fossem tratados com mais respeito;
71% dos consumidores brasileiros comprariam mais se houvessem recompensas.
72% dos consumidores comprariam mais se as marcas se comunicassem melhor;
77% deles comprariam mais se os varejistas utilizassem seus dados para entender suas necessidades e exigências individuais;
95% dos clientes devotos recomendariam a marca a terceiros, destacando a importância do boca a boca.
Giro News
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