terça-feira, 06 de dezembro, 2016

Setor de galpões logísticos projeta queda de estoque

Com resultados estáveis no terceiro trimestre deste ano, o segmento de condomínios logísticos (complexos de armazéns) prevê redução de estoques e aumento na demanda em 2017.
No Estado de São Paulo, principal mercado do país, a taxa de vacância ficou quase igual à do trimestre anterior. Chegou a 27%, com queda de um ponto percentual, segundo a cnsultoria Colliers.
A absorção líquida (área contratada menos a devolvida), no entanto, evoluiu, o que animou o setor.
"No ano que vem, a entrada de inventário deverá ser menor, e a absorção líquida voltará à casa de 500 mil m²", diz Paula Casarini, vice-presidente da consultoria no país.
"No primeiro semestre, tivemos uma combinação de demora para fechar os negócios e entrega de armazéns superior à demanda."
Em 2017, a taxa de vacância tende a regredir e girar em torno de 22%, afirma.
Entre julho e agosto, a AGV Logística observou queda de 9% na área contratada, na comparação com o primeiro semestre deste ano.
Mesmo assim, com despesas menores após uma reestruturação iniciada em 2014, a empresa projeta crescer aproximadamente 15% nos próximos três anos.
"Teremos aporte 50% maior que o de 2016, sobretudo em tecnologia e armazéns, para atender algumas regiões específicas em que não estamos presentes", diz o diretor-executivo Mauricio Motta.

Obras no armazém
A Fulwood, de condomínios logísticos e industriais, planeja entregar três empreendimentos em São Paulo nos próximos anos, que somarão 136 mil m² adicionais de armazenagem.
Pelo menos um deles, de 56 mil m², deverá ser finalizado em 2017, para atender o aquecimento do setor.
O investimento previsto é de R$ 80 milhões. As outras duas obras serão financiadas por terceiros, diz Gilson Schilis, diretor-executivo da companhia.
"Após a execução de novos projetos, nossa vacância, hoje em 14,5%, deverá cair para um dígito no primeiro trimestre", afirma.
"Diria que 2016 foi um ano estável. Houve bastante interesse local, mas poucas aprovações por causa da cautela dos estrangeiros."
Folha de S. Paulo
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP