quinta-feira, 29 de outubro, 2015

Cervejaria prevê alta com sistema de franquia

O Fritz Cervejaria Artesanal, com sede em Campinas, afugentou a crise com a abertura de franquias pelo interior de São Paulo. A loja abriu 18 lojas em menos de dois anos.
Nesse modelo de negócio, a empresa prevê fechar o ano de 2015, em plena a crise econômica que atinge o país, com um crescimento de 27% em expansão e rentabilidade.
O diretor executivo do Fritz, Carten Schwabe, ressalta que são cinco unidades próprias, sendo uma em Campinas, uma em Taubaté, duas em São José dos Campos e a fábrica em Monte Verde (MG).
"Há cerca de três anos, decidimos criar um sistema de franquias para aumentarmos nossa participação no mercado com a mesma qualidade que oferecíamos nas sete casas que mantínhamos na época. Contratamos a Praxis Business, que nos orientou e
nos ajudou a formatar o melhor sistema de gestão. Em dois anos, abrimos 18 franquias e mantivemos cinco lojas próprias. Até o final do ano, inauguraremos mais quatro casas, sendo uma em Curitiba", conta.
De acordo com Schwabe, a perspectiva para o ano de 2016 é de crescer 30% com a abertura de 12 lojas e a ampliação da capacidade de produção.
Sistema
Para abrir uma unidade, o investimento inicial é de R$ 250 mil a R$ 60 mil de taxa de franquia. É possível montar uma nova loja do grupo com tamanho que varia de 150 metros quadrados (m²) a 250 m².
O franqueado é o gestor e o operador da loja e precisa pagar 6% de royalties mensalmente e adquirir 80% dos produtos de fornecedores homologados pelo Fritz.
Schwabe destaca que, com os franqueados, a Fritz criou braços para crescer em um modelo de negócio para dividir lucros, e não dividir problemas ou despesas.
Segundo o diretor executivo, um dos pontos principais para que o negócio dê certo para o franqueado é que ele não seja somente o sócio investidor, mas também o sócio operador, ou seja, estar a frente da loja.
"Tem que ter um pouco e conhecimento de administração e um pouco de conhecimento de mercado. O resto a gente ensina tudo e dá todas as ferramentas", assegura.
O diretor executivo ressalta que, a partir do crescimento da casa, o sócio operador pode ter um gerente, mas sempre estando a frente do negócio. "Hoje, a tendência de mercado é gerentes ou diretores se tornarem associados em grandes empresas, porque é necessário o engajamento total dos funcionários", comenta.
Retorno
A taxa de retorno para o investimento é de 15 meses. Em alguns casos, essa taxa de retorno ocorreu em seis meses.
"Nós inauguramos lojas em Araras, Piracicaba, Vinhedo e Jundiaí. Todas essas unidades tiveram um playback de sis meses. Alguns fatores colaboram para isso, como a época do ano que se inaugura, se a pessoa é da cidade e tem relacionamento na cidade", diz o diretor executivo.
"Nós vamos inaugurar uma loja Curitiba. É a primeira fora do Estado de São Paulo e vai servir como piloto para testarmos toda a nossa logística. Pelas nossas pesquisas, tudo indica a mesma perspectiva das lojas no Estado", completa.
Diferencial
Dentre os principais diferenciais da franquia, está a moderna instalação de torneiras que são diretamente ligadas à Câmara Fria, o que, além de deixar o chope mais gelado e saboroso, diminui os custos operacionais com mão de obra e energia elétrica.
A vedete da casa é o chope artesanal, produzido na cervejaria do Fritz em Monte Verde, pelas mãos do experiente mestre cervejeiro alemão Jörg Franz Schwabe.
DCI
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