quinta-feira, 18 de setembro, 2014

Grupo Boticário projeta crescimento menor em 2015

O Grupo Boticário prevê uma desaceleração no ritmo de expansão das vendas em 2015. "O cenário mostra um ano mais duro. A gente espera crescer dois dígitos, mas percebemos que será menos que os 16% deste ano", afirmou ontem Artur Grynbaum, presidente do grupo. A companhia recentemente revisou para baixo a projeção de crescimento de 2014, que antes era de 18%.
Uma série de variáveis justifica a estimativa de Grynbaum para o ano que vem: a inflação em patamar elevado, as incertezas sobre os possíveis reajustes de preços administrados e também sobre os ajustes que podem ser feitos por quem vencer a eleição presidencial. "Percebemos que as pessoas vão esperar o ano começar para avaliar seus gastos. Digo que existe o índice do humor do consumidor, que mostra se ele está disposto a sair de casa para ir a uma loja", afirma.
A expectativa de vendas menores no ano que vem parece até uma contradição para o atual momento do grupo. Ontem, a empresa paranaense inaugurou uma fábrica em Camaçari, a 40km de Salvador, com condições para praticamente dobrar a produção própria. A capacidade instalada em São José dos Pinhais (PR), onde fica a sede, é de 315 milhões de itens por ano. Na cidade baiana, é de 150 milhões. A nova operação vai permitir que o Boticário passe a fabricar uma parte de seu portfólio que hoje é feito por empresas parceiras. Cerca de 35% da produção é feita por terceiros.
A nova fábrica conta com 320 funcionários e já iniciou a produção de perfumes, cremes, loções e xampus. Até o fim do ano, metade da capacidade deverá estar em plena operação, e mais 70 funcionários estarão trabalhando, segundo Giuseppe Musella, diretor executivo de operações do Grupo Boticário.
"Essa é uma fábrica destinada para produzir altos volumes. Com os equipamentos e tecnologia que temos aqui, a produtividade chega a ser 50% maior do que em São José dos Pinhais", diz Musella. A inauguração da fábrica concluiu um projeto de transformação da empresa iniciado em 2010 e que totalizou investimentos de R$ 650 milhões. Somente em Camaçari, foram investidos R$ 380 milhões.
A repórter viajou a convite do Grupo Boticário
Valor Econômico - 12/08/2014
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP