quarta-feira, 18 de setembro, 2013

Produção de pneus registra alta de 3,7% de janeiro a agosto, afirma Anip

SÃO PAULO - A produção brasileira de pneus obteve alta de 3,7% de janeiro a agosto sobre o mesmo período do ano passado, para 45,7 milhões de unidades, informou nesta segunda-feira a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip).
No entanto, segundo a entidade, o nível de crescimento é menor que o registrado no primeiro semestre, quando a produção aumentou 6,7% na mesma base de comparação. Ainda no acumulado de janeiro a agosto, as importações cresceram 14,2% em relação ao mesmo período de 2012, atingindo 19,2 milhões de unidades (exceto para veículos duas rodas).
"Estamos avaliando com o governo federal medidas que possibilitem ampliar a competitividade dos fabricantes do País para dar continuidade ao programa de investimentos que vem sendo efetuado, sem correr o risco de investir em capacidade ociosa", afirmou em comunicado o presidente executivo da Anip, Alberto Mayer.
O executivo comenta ainda que a valorização do dólar não foi um ponto positivo para o setor. "Cerca de 70% dos custos da indústria vêm de insumos importados ou cotados em dólar, que inclusive balizam os preços das mesmas matérias-primas nacionais", reforça Mayer. Ele destaca ainda que os fabricantes de pneus instalados no País precisam arcar com os altos custos de logística reversa para atender à legislação vigente. "Enquanto isso, parte dos importadores continua criando passivos ambientais", ressalta Mayer.
As importações totais de pneus (incluindo duas e quatro rodas) cresceram 7,8% nos oito primeiros meses do ano em relação a igual período de 2012, totalizando 30,2 milhões de unidades, segundo a Anip.
Já as exportações tiveram queda de 11,3% na mesma base de comparação, para 8,9 milhões de unidades. "Houve forte crescimento das importações no ano e o déficit da balança comercial no final de agosto é mais que o triplo do que o registrado no mesmo período do ano passado", diz Mayer.
Motocicletas
Na primeira quinzena de setembro, foram emplacadas 57,3 mil motos, queda de 11,4% na comparação anual, informou a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Com dez dias úteis, a primeira quinzena do mês passado teve média diária de 5,7 mil unidades comercializadas, contra 6,3 mil motos emplacadas diariamente no mesmo período de 2012, que teve um dia útil a menos.
Diário Comércio Indústria e Serviços – 17/09/2013
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP