quinta-feira, 12 de setembro, 2013

Produção cai 9,2% no ano, para 1,1 milhão de unidades, diz Abraciclo

SÃO PAULO - A produção de motocicletas continua patinando. Foram fabricadas 157,4 mil motos no mês passado, um recuo de 11,66% na comparação anual. Já no acumulado de 2013, a produção também caiu, atingindo 1,1 milhão de unidades, volume 9,2% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
"O segmento começou o segundo semestre com números aquém das expectativas e, embora já não ocorram quedas de um mês para outro, os volumes comercializados não evoluíram como se esperava", informou em nota o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian.
Em agosto, a produção de motos registrou um crescimento de 37,7% em relação ao mês anterior, quando o setor teve férias coletivas parciais e fabricou 114,3 mil motocicletas.
Já as vendas no atacado atingiram 129 mil unidades em agosto, redução de 8,2% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado de janeiro a agosto, os emplacamentos totalizaram 1,01 milhão de unidades, volume 10,3% inferior a igual período de 2012, quando foram emplacadas 1,12 milhão de motos.
"Caso não ocorra uma mudança nesta situação, as montadoras enfrentarão dificuldades até o final do ano", ressalta Fermanian. No entanto, o executivo destaca que a segunda metade do ano geralmente traz números mais animadores.
"Historicamente, o segundo semestre costuma contar com negócios mais aquecidos, sobretudo neste ano, em que alguns atrativos podem estimular o setor, como o lançamento de novos modelos, campanhas de marketing e a realização do Salão Duas Rodas (no próximo mês), em São Paulo", diz.
Exportações
Apesar das sucessivas quedas do mercado doméstico de motocicletas, os resultados das exportações de agosto mostraram que os negócios do setor prosseguem em recuperação. No mês passado, foram exportadas 13,9 mil unidades, alta de 7,4% na comparação anual. Em relação a julho, houve crescimento de 45,7%.
O total de motos exportadas de janeiro a agosto atingiu 68,4 mil unidades, volume apenas 0,6% superior ao registrado no mesmo período de 2012, quando as vendas externas atingiram 68 mil motos.
Diário Comércio Indústria e Serviços – 11/09/2013
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP