quinta-feira, 26 de setembro, 2013

Grupo terá fábrica para processar soja no TO

A Granol, empresa brasileira que produz derivados de soja, vai construir uma fábrica em Porto Nacional, na região de Palmas (TO).
O investimento será de R$ 258 milhões, dos quais R$ 142 milhões financiados pelo Banco da Amazônia.
A unidade será uma esmagadora de soja com capacidade de processamento de 600 mil toneladas por ano.
Hoje, o grupo já tem uma usina de biodiesel na localidade, mas precisa comprar de fornecedores o óleo necessário para fazer o combustível ou enviar de uma fábrica própria em Anápolis (GO).
Quando a processadora de grãos entrar em operação, no início de 2015, a companhia terá o insumo no município.
"É um projeto de verticalização que vai proporcionar mais eficiência de custos e de escala", afirma o diretor industrial Juan Diego Ferrés.
Editoria de arte/folhapress
Além do biodiesel, outros produtos feitos pela empresa são farelo de soja, óleo refinado, lecitina e glicerina --os dois últimos são usados por indústrias químicas e alimentícias, por exemplo.
Parte da produção será exportada principalmente pelas ferrovias Norte-Sul e Carajás, que dão acesso ao porto de São Luís (MA).
"Adiamos esse investimento por vários anos por causa da falta de soluções logísticas adequadas. Agora, quando a fábrica funcionar, essa infraestrutura deverá estar implantada", diz.
*
Melhora a expectativa de microindustrial, diz pesquisa
Micro e pequenos empresários paulistas mostraram-se mais otimistas em agosto, segundo pesquisa do Datafolha para o Simpi-SP (sindicato do setor).
No levantamento, 64% dos dirigentes consideraram positivo o desempenho da economia nacional, e 71% declararam-se otimistas com a situação em seu Estado.
Entre os entrevistados, 20% avaliaram como ótima ou boa a situação econômica do país (foram 13% observados na última pesquisa), 44% consideraram o momento regular, ante 37% de julho.
Folha de São Paulo - 06/09/2013
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP