quarta-feira, 25 de setembro, 2013

Brasil é o segundo maior país em consumo de cosméticos infantis

A área movimenta cerca de R$1 bilhão por ano e faz mercado se adaptar a esses novos consumidores
Que as brasileiras são muito vaidosas não é nenhuma novidade, afinal o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de países que mais utilizam cosméticos.
Mas ninguém imaginava que seus filhos estariam ainda mais a frente no mercado: segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o país é o segundo com maior consumo de cosméticos voltados para o mercado infantil no mundo. Os produtos com foco nesse segmento movimentam cerca de R$1 bilhão por ano, com média de expansão de quase 15% nesse período. Crianças e adolescentes com idade entre 8 e 14 anos ocupam 8% da população do Brasil, ou seja, são quase 15 milhões de pessoas com poder de decisão de compra.
De olho nesses dados cada vez maiores, as empresas se adequam para encontrar seu espaço nesse nicho do mercado. Para conquistar os consumidores, é preciso estar atento a dois públicos-alvo: As crianças, que possuem voz ativa na hora da escolha dos produtos e influenciam nas tomadas de decisão dos pais sobre a escolha final, e os pais, que primam pela qualidade do produto, pois sua preocupação principal é a saúde de seus filhos. O grande desafio está então em alinhar uma embalagem criativa que atraia a atenção das crianças, com um produto de extrema qualidade que conquiste a confiança dos pais.
Embalagens e personagens se destacam
Quando os pais vão sozinhos às compras, não costumam prestar muito atenção aos personagens que representam os produtos, mas sim às suas especificações. Já quando levam seus filhos, são influenciados pela opinião da criança, que escolhe através dos personagens que possuem mais afinidade. Porém, a palavra final é sempre dos pais: eles podem até ceder em um primeiro momento e fazer a vontade do filho, mas se o produto não corresponder ás expectativas, eles não voltam a adquirir.
Cabe então às empresas, que buscam posicionamento no mercado, ter primor nas duas coisas: uma embalagem atraente, com as adequações necessárias exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que conquiste primeiramente o olhar da criança e um produto que se diferencie dos demais e que ao mesmo tempo tenha um ótimo custo-benefício.
Com a recém-conquistada parceria com as gigantes Warner Bros. e Mattel, a Lielos Cosméticos está entrando no mercado de cosméticos infantil, mas já com o aporte necessário para conquistar os dois públicos. A empresa catarinense de cosméticos está focando a linha solar infantil representada pelos velozes carros da Hot Wheels, pelo popular super-herói Batman e a cogitada Monster High, além da linha de beleza com a personagem Penélope Charmosa. “A Lielos está no mercado apenas há dois anos e com um excelente crescimento. A marca tem credibilidade no segmento e, principalmente, junto aos seus clientes. Força dessa credibilidade é a recente parceria com a Warner Bros. e com a Mattel, que são extremamente exigentes com os fornecedores que representam suas marcas. Com isso esperamos surpreender o mercado de cosméticos ainda mais, aliando em nossos produtos a qualidade que as mães buscam quando escolhem os produtos para seus filhos e a criatividade junto aos personagens tão queridos pelas crianças”, conta Bruno Rebouças, um dos sócios-diretores da empresa.
Fenômeno de vendas entre as meninas, a personagem Monster High quebra o padrão de beleza presente por muitos anos nas bonecas mais populares e conquista as crianças devido aos seus aspectos diferenciados e amigos excêntricos. Longe de ser uma febre passageira, a boneca é destaque de vendas desde a sua estreia em 2010. No último balanço feito em maio deste ano em uma das mais populares lojas de brinquedos da Grande Florianópolis (SC), a boneca obteve 63,64% das vendas dos produtos Mattel.
Mas não são somente os personagens populares que prometem alavancar as vendas da empresa. A nova linha solar foi toda desenvolvida para destacar-se através de sua fórmula exclusiva no mercado brasileiro. Enriquecidos com pró-vitamina B5, que é responsável por hidratar a pele, os protetores, bloqueadores e hidratantes também são hipoalergênico e livre de parabenos. “Os protetores fator FPS 30 foram desenvolvidos especialmente para a pele sensível das crianças oferecendo alta proteção contra os raios UVA e UVB. É resistente a água e contém pró-vitamina B5, que auxilia na hidratação da pele . Sua fórmula leve e não oleosa, facilita a aplicação e absorção na pele, além de possuir suave fragrância. Oferece a segurança necessária às crianças, pois é hipoalergênico e testado dermatologicamente”, explica Ana Cristine Kuntze, diretora da Anazê Cosméticos, empresa responsável por desenvolver a fórmula dos produtos Lielos .Para crianças que necessitam de uma proteção ainda maior, a nova linha de produtos conta com bloqueadores disponíveis no FPS 70.
Guia da Embalagem - 24/09/2013
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