terça-feira, 27 de agosto, 2013

EMBALAGENS METÁLICAS PARA TINTAS

Pensar em comprar tinta é adquirir a lata de aço que há décadas envasa o produto com eficiência. Por suas características de impermeabilidade, hermeticidade, segurança, facilidade de moldagem, praticidade no armazenamento e transporte, além de resistências mecânica e térmica, esta embalagem lidera as prateleiras das lojas especializadas e das grandes marcas de tintas.
Com todos estes atributos é compreensível o conservadorismo do mercado de embalagens para tintas, porém, as indústrias – responsáveis por mais de 25 mil empregos diretos e indiretos – estão cada vez mais capacitadas para projetos inovadores ditando avanços na produção com o surgimento de ferramentas que possibilitam maior segurança, velocidade, novos formatos e litografias diferenciadas.
O segmento de tintas já começa a ver exemplos dessa evolução ao se deparar com a diferenciada litografia 3D e a litografia texturizada lançadas pela Litografia Valença e inéditas no mundo. Outra inovação, que inclusive atrela o conceito de sustentabilidade, são as latas TOp (Total Opening) e TOp Gun da Brasilata que devido à expansão e à ausência de anel metálico, consomem menos aço, pesando menos e reduzindo a emissão de gases de efeito estufa. A lata de 25 Kg da Nova Lata para texturas, massa corrida e complementos também é um exemplo de inovação por ter barreira eficaz contra a umidade, sendo resistente a choques, quedas e empilhamento.
Assim como nas latas para alimentos, a parte interna da lata de aço contendo tinta recebe tratamento para garantir proteção e qualidade ao produto. Empresas como a AkzoNobel e PPG Industries fornecem estes revestimentos internos e externos para as embalagens metálicas. A AkzoNobel, por exemplo, fabrica o Vitalure 740TM que é um esmalte cinza que garante maior proteção para latas contra corrosão, melhora a resistência química e aumenta em 50% o prazo de validade dos produtos envasados nas latas revestidas com o produto.
Segundo dados da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (ABEAÇO), o mercado de tintas representa hoje 33% do total de embalagens de aço. Isso representa quase 200 mil toneladas de aço destinadas para o mercado de tintas e vernizes.
ABRE - Associação Brasileira de Embalagem - 26/08/2013
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP