quarta-feira, 08 de maio, 2013

Playstation fica 30% mais barato com produção no Brasil

Depois de anos de expectativas, a Sony anunciou hoje que vai fabricar no Brasil o console de videogame PlayStation 3. A produção será feita na unidade da companhia na Zona Franca de Manaus, onde já são feitos produtos como TVs e aparelhos de som. Será a primeira unidade de fabricação do console fora da China e do Japão. Com a produção local, o preço do PlayStation 3 terá uma redução de 30%, passando R$ 1.599, para R$ 1.099. Os equipamentos feitos no Brasil chegarão às lojas nos próximos dias. A companhia não revela quanto foi investido na iniciativa.
Em outubro do ano passado a Sony apresentou um projeto de US$ 50 milhões para a produção de videogames no polo de Manaus. Na época, não foi especificado qual modelo seria produzido no país. A Sony tem em sua linha de produtos três consoles: o PlayStation 3 e os portáteis PSP e PS Vita. De acordo com Jack Tretton, executivo-chefe da Sony Computer Association Americas (SCEA), unidade da companhia que responde pelos negócios de PlayStation no continente, a ideia é trazer para o Brasil a produção de todos os consoles, mas ainda não há nenhum plano para isso.
Segundo o executivo, a produção local do Playstation 3 injetará US$ 300 milhões na economia brasileira nos próximos 12 meses entre investimentos diretos da Sony, de seus parceiros e da venda de jogos e consoles. “No ano passado as vendas do PlayStation 3 no Brasil cresceram 168%. Esperamos que com a fabricação local possamos manter uma expansão de 120% por alguns anos”, disse ao Valor. A estimativa é que o console tenha vendido cerca de 300 mil unidades no país no ano passado. Segundo o executivo, a fábrica de Manaus atenderá à demanda do Brasil e, eventualmente, poderá também abastecer outros países da América do Sul. “O Brasil é o mercado mais importante da região e pode ser um dos mais importantes do mundo para a Sony já que em mercados maduros as vendas de videogames estão estagnadas”, disse. O início da fabricação local será o tema de uma campanha de marketing de R$ 10 milhões para promover o PlayStation no Brasil.
Apesar de ter entrado no mercado de videogames em 1994 com o lançamento do primeiro PlayStation, a Sony só passou a vender a linha de forma oficial no Brasil em 2009.
As vendas de jogos e consoles no Brasil atingiram R$ 1,65 bilhão em 2012, um crescimento de 60% na comparação com 2011. A expansão mais acelerada veio da área de jogos, cujas vendas aumentaram 72% e somaram R$ 650 milhões. Em termos de unidades, o segmento de jogos praticamente dobrou, para 6,1 milhões. As vendas de consoles cresceram 54% em termos de receita, para R$ 1 bilhão e 19% em unidades, para 1,1 milhão. Os números são da empresa de pesquisa GfK.
O início da fabricação do PlayStation 3 no Brasil acontece no momento em que a Sony prepara o lançamento do sucessor do console. O PlayStation 4 foi apresentado em fevereiro e a expectativa é que as vendas sejam iniciadas antes do Natal. De acordo com Tretton a chegada da nova geração não significa que o PlayStation 3 chegou ao fim de seu ciclo de vida. “O PlayStation 2 ficou no mercado por 12 anos e era um enorme sucesso. Acredito que o PlayStaion 3 [lançado em 2006] esteja no meio caminho ainda”, disse. Para Tretton o Brasil pode figurar entre as primeiras listas – ou até mesmo na primeira – de países a receber o PlayStation 4. “Temos que ver como será a demanda global pelo aparelho”, disse.
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