sexta-feira, 24 de maio, 2013

Abril Mídia compra distribuidora de livros digitais

A Abril Mídia anunciou nesta quinta-feira a aquisição da Xeriph, distribuidora de livros digitais que praticamente inaugurou o mercado de e-books no Brasil, em 2010, e hoje é a maior da América Latina nesse setor. A compra, cujo valor não foi revelado, inclui também a livraria Gato Sabido, a primeira brasileira a vender obras virtuais.
A empresa de comunicação diz que a aquisição da distribuidora e da livraria faz parte de sua estratégia de fortalecer a distribuição de conteúdo digital para dispositivos móveis e computadores. Em março de 2012, a empresa lançou o iba, uma plataforma que reúne e-books, revista e jornais digitais.
?Com a Xeriph, poderemos aproveitar sinergias com o portfólio de periódicos do iba e contribuir para o crescimento da leitura no país?, disse o diretor geral digital da Abril Mídia, Manoel Lemos, em comunicado. Comandada por Duda Ernanny, a Xeriph e a Gato Sabido são conhecidas pelas boas ideias lançadas no mercado e pelos profissionais que formaram no segmento de e-books. De lá saíram executivos que hoje trabalham em editoras como Ediouro, Intrínseca e Zahar.
Apesar de ter surgido depois da Gato Sabido, a Xeriph se tornou o principal negócio de Ernanny. A distribuidora, segundo o executivo, criou uma ponte entre livrarias e editoras que até então não existia. Ela passou a receber a obra digital da editora e enviá-la a livrarias nacionais e internacionais - uma logística que não envolve caminhões, mas exige cuidado tecnológico grande.
O trabalho de facilitar a vida das livrarias e editoras no mundo digital, no entanto, começou a esbarrar numa barreira no último ano: o amadurecimento do mercado de e-books. ?A Xeriph sempre foi suportada por pessoas físicas (grupo de sete investidores). Chegou o momento em que tínhamos de buscar um parceiro estratégico para levar à frente projetos de tecnologia e serviços aos consumidores?, disse Ernanny.
Foi no ano passado que o mercado brasileiro de e-books ganhou forma definitiva. Apple, Amazon, Google e Livraria Cultura (em parceria com o Kobo) inauguraram lojas virtuais voltadas para o País quase ao mesmo tempo. A chegada dos estrangeiros foi considerada o divisor de águas do setor.
Novos projetos
Ernanny, que continuará no cargo de presidente da Xeriph, afirma que agora, com a aquisição pela Abril, serão desenvolvidas bibliotecas digitais e serviços de assinatura para celular (que permite a leitura de vários livros por mês ou semana por preço fixo). A entrega de conteúdo educacional para tablets também está prevista.
A Gato Sabido se desprende da Xeriph e será inteiramente comandada pela Abril Mídia. A livraria hoje vende e-books e jogos de grandes estúdios. Baseada no Rio de Janeiro, a Xeriph tem hoje 20 funcionários e relação direta com 240 editoras e 30 canais de vendas. O número de e-books existentes no depósito virtual da empresa saltou de 5,5 mil, em 2010, para 12,5 mil em 2013.
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP