quarta-feira, 27 de junho, 2018

Copa: aumento de volume, mas também de custos

Assistir aos jogos da Copa do Mundo com cerveja na mão é um ritual imprescindível para milhões de torcedores. Seria, portanto, de se esperar um excelente resultado nesse período para a Ambev, dona de quase 70% do mercado da bebida no Brasil. De fato, as vendas de cerveja em volume costumam aumentar muito durante a competição, a ponto de a empresa considerar a Copa como uma espécie de verão em pleno inverno. Na última linha, no entanto, os resultados podem não ser tão expressivos. Relatório do banco BTG Pactual indica que: "enquanto o volume de vendas pode ter aumento marginal, o impacto no lucro, Ebitda e margem Ebitda é mais controverso". Os analistas Thiago Duarte e Vito Ferreira estudaram os números da companhia nas três últimas edições da Copa do Mundo e constataram que o principal evento do futebol mundial não tem sido assim tão lucrativo para a Ambev. Isso porque, apesar do aumento de volume, cresceram também despesas com marketing e promoções, o que ocasionou pressão nas margens. A marca Brahma, por exemplo, desembolsa uma grande soma em marketing, inclusive para ser patrocinadora oficial da seleção brasileira, o que eleva os custos de venda no período. Outro ponto importante é que as promoções, tão comuns no período de jogos, fizeram com que o preço médio nos trimestres em que houve Copa do Mundo fosse mais baixo em comparação com trimestres sem Copa. Outro impacto é causado pela escolha das embalagens por parte dos consumidores. Nas Copas de 2010 e 2014, por exemplo, cresceu a procura por cerveja em lata, menos rentáveis do que as embalagens de vidro e garrafas retornáveis. Com custos maiores e preços mais baixos, a margem Ebitda da empresa fica prejudicada. “Acreditamos que essa Copa do Mundo deverá seguir as tendências as edições anteriores, sem expansão relevante nas margens”, escreveram os analistas do BTG Pactual.
Supermercado Moderno - 25/06/2018
Ver esta noticia en: english espanhol
Otras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP