quarta-feira, 14 de setembro, 2016

DHL investe em soluções de embalagens promocionais integradas à cadeia de suprimentos

A DHL Supply Chain, líder mundial em logística, armazenagem e distribuição, está expandindo sua área de serviços de packaging secundário (também conhecido como co-packing) integrados a cadeia de suprimentos no Brasil. A meta é triplicar a área até 2020. Globalmente, esta área contribui significativamente para a receita da DHL Supply Chain, administrando cerca de 180 operações. No Brasil, a DHL já possui três clientes na área de consumo e está em processo de implementação em mais dois até o fim de 2016. Além de investir no treinamento da equipe, esforços comerciais e de marketing e no desenvolvimento de um sistema de TI especializado, a DHL irá lançar em 2017 um Centro Multicliente de Soluções de Packaging Secundário, que será localizado no interior de São Paulo.
De acordo com Maurício Almeida, diretor de Operação da DHL Supply Chain e líder deste projeto, “queremos unir o nosso conhecimento e experiência na gestão de cadeias de suprimentos e operações logísticas com os serviços de packaging secundário, ou seja, preparação de ofertas, montagem de kits, displays de venda e outros formatos de embalar conjuntamente produtos acabados, a fim de reduzir o custo logístico total, aprimorar a qualidade e agilidade da operação e, principalmente, alavancar os resultados dos clientes nos pontos de venda”. O diretor da DHL explica que, desta forma, o cliente pode se focar em sua atividade principal (core business), contando com um parceiro especialista nestes tipos de atividades. “Além disso, no futuro Centro Multicliente, o cliente terá acesso a economias de escala. Ou então pode decidir por simplificar sua cadeia logística, uma vez que este serviço também pode ser realizado dentro do cliente – logística in plant – ou mesmo no Centro de Distribuição da DHL, eliminado assim um trecho de transporte até um terceiro local, geralmente onde atualmente os serviços são efetuados”, afirma Maurício Almeida.
Com a economia desaquecida, os esforços comerciais das empresas têm sido ainda mais intensos, aumentando a importância da embalagem secundária. A DHL realiza a montagem de diversos formatos como displays, labeling, assembly, kitting e bagging. “Essa é uma prática comum no Brasil, mas que tende a crescer para superar a retração atual do consumo. Queremos auxiliar nossos clientes nesta estratégia, mantendo ou reduzindo seus custos operacionais. É importante lembrar que a embalagem promocional representa, em média, cerca de 9% do custo total do produto. Logo, qualquer redução ou aumento de custo impacta diretamente sua competitividade”, completa Almeida.
Para atender pequenas e médias empresas ou trabalhos pontuais, a DHL irá lançar em 2017 um Centro Especializado, no qual clientes diversos irão compartilhar espaço e recursos para seus processos de embalagem. “Nosso projeto é ter um Centro de Distribuição que concentre operações que, isoladamente, não teriam escala suficiente para compensar o custo fixo. Pretendemos também incentivar a criação de kits com produtos de clientes diferentes e que eles compartilhem malhas de distribuição, reduzindo ainda mais o custo final da operação”, finaliza o diretor.
ABRE
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