segunda-feira, 20 de junho, 2016

Mercado de turismo encolhe 20% neste ano, diz fundador da Decolar

Roberto Souviron, fundador e CEO da Decolar.com, maior operadora de turismo on-line da América Latina, estima que o segmento no Brasil vai encolher 20% este ano, mas que sua companhia continuará ganhando fatias de mercado.
O empresário afirmou que o marketing e melhoras em ferramentas, como aplicativos para escolher pacotes a preços mais acessíveis, deve fazer sua participação crescer no mercado brasileiro em 2016. "Estamos com queda de vendas, mas nossa fatia no mercado brasileiro aumenta 25%, é o que nos importa", disse ele.
Segundo Souviron, a Decolar faturou cerca de US$ 4 bilhões em 2015, dos quais 40% no Brasil, seu maior mercado. A companhia é uma das cinco maiores do mundo em seu segmento.
Ele calcula que a Decolar tenha uma fatia de 15% do mercado brasileiro. Indagado sobre possibilidade de aquisição de empresas no país, responde que sempre está de olho no mercado, mas que o interesse é mesmo de crescer organicamente. "Na verdade, não tem muita empresa para comprar que possa agregar valor para nós", afirmou.
No ano passado, Souviron vendeu 20% da companhia para a Expedia, maior holding global de turismo on-line, por US$ 270 milhões. Ele acha difícil a companhia americana querer aumentar sua participação, porque teria que então adquirir toda a empresa, e a seu ver seria uma transação muito grande para a América Latina.
"Tomara que eles um dia queiram fazer isso (comprar toda a Decolar), mas acho que o mais natural sera nós fazermos um IPO (oferta pública de ações)", ponderou.
Souviron não esconde que sua ambição agora é listar a empresa na Nasdaq, em Nova York. Depois de dois anos de trabalho, espera completar até dezembro todos os requisitos exigidos pela Securities and Exchange Commission (SEC), dos EUA, para fazer a operação. Mas ele reconhece que o momento desse IPO vai depender essencialmente do estado da economia brasileira, que é fundamental para seu negócio. "Estamos colocando tudo certinho na companhia, mas o mercado brasileiro está bastante devagar e vamos ter de aguardar uma melhora para decidir o IPO".
Na negociação com a Expedia, o valor de mercado da Decolar.com foi estimado em US$ 1,4 bilhão, em 2015, mas Souviron acha que agora está valendo bem mais. Ele começou seu negócio em 1999 com dois parceiros, com a criação da Despegar.com na Argentina.
Valor Econômico
Ver esta noticia en: english espanhol
Otras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP