Monday, June 13, 2022

Conheça 10 marcas da indústria que vêm predominando nos mercados online

Sete marcas de alimentos, duas de higiene e uma de bazar compõem o ranking de dez que mais se destacam no e-commerce supermercadista brasileiro. O levantamento foi feito pela More Market , especialista em trade marketing digital, e avaliou o desempenho nos seguintes fatores: presença, mix, ranking de busca, título, descritivo, fotos e avaliações. A combinação da performance em todos esses pontos gerou um índice final, o IPECOMM, que tem na liderança a marca Huggies, da Kimberly , e na vice-liderança, Pampers, da P&G (veja lista com as 10 marcas principais abaixo).
Elas obtiveram um índice final equivalente a 88,2% (a nota máxima seria 100%) e 87,3%, respectivamente. “Acima de 75% no IPECOMM geral já podemos considerar uma boa avaliação”, explica Taciana Gorgulho, sócia da More Market. Já no segmento de alimentos, a Nestlé ocupa a 3ª posição, com Nescafé; a 5ª, com chocolates; e a 6ª, com os biscoitos Passatempo.
- 10 marcas com melhores desempenho
.
Posição..Marca.............IPECOMM
...1.....Huggies...............88,2%
...2.....Pampers..............87,3%
...3.....Nescafé...............86,2%
...4.....Heinz..................86,2%
...5.....Nestlé (Chocolate)..84,8%
...6.....Passatempo...........84,8%
...7.....Nissin..............84,2%
...8.....Lacta...............84,2%
...9.....Pedigree............84,2%
..10.....Barilla.............83,6%
.
A sócia da consultoria explica que o estudo analisou mais de 40 mil páginas de produtos em e-commerces de 12 varejistas (redes nacionais, regionais e de cash & carry) e marketplaces entre abril e maio deste ano. Segundo ela, os critérios escolhidos para avaliação são os que mais fazem a diferença na venda online.
“Muitos desses fatores são pertinentes tanto no universo digital quanto no físico”, afirma.
No quesito mix e presença, por exemplo, independentemente do canal, é preciso entender o perfil do cliente e oferecer uma variedade de produtos que seja do interesse dele. “Uma vez feita a escolha, é fundamental manter esses itens disponíveis, evitando que faltem. Pode parecer básico, mas a ruptura ainda é um dos maiores vilões do varejo brasileiro”, ressalta a especialista.
Outro ponto importante é a facilidade de encontrar essas marcas por meio da opção de busca dos sites. “Assim como na loja física, os produtos mais próximos do contato com o cliente ganham maior interação e, consequentemente, vendem mais. No digital, cerca de 90% das pessoas tentam encontrar seus produtos digitando na barra de busca do e-commerce as palavras relacionadas ao que deseja”, comenta Taciana. Por isso, diz a sócia da More Market, é fundamental que as plataformas tenham bons critérios de busca e ordenação. Também deve-se contar com cadastro otimizado para o e-commerce.
Ainda segundo Taciana, as maiores oportunidades para as marcas em geral e para o varejo online, estão no trio título, descritivo e fotos. “Um título bem construído ajuda tanto o produto a aparecer nas primeiras posições quanto apoia a conversão e o processo de vendas. Nesse caso, o ideal é utilizar um bom número de caracteres, incluir palavras-chaves, marca e características fundamentais do produto”, explica.
Na descrição, por sua vez, o shopper deve encontrar tudo o que precisa para tomar sua decisão de compra. Já no caso das imagens, a especialista lembra de um estudo da Nielsen indicando que 54% das compras nos sites de compras de supermercados, em 2020, ocorreram por meio de dispositivos móveis. “Nesse contexto, as imagens chamadas de Hero Images ajudam o consumidor a distinguir rapidamente o formato e a principal entrega do produto”, diz a sócia da empresa de trade marketing digital. Estudos apontam que duas ou mais fotos incrementam as vendas em 20%.
Atentas ao crescimento das vendas online de produtos de grande consumo, as indústrias, como as listadas acima, vêm se aprimorando cada vez mais para ajudar o varejista e atender o consumidor onde quer que ele deseje comprar. “Aqui na More Market temos sido procurados pelos fabricantes para revisar e otimizar o conteúdo de seus portfólios. Esse trabalho envolve, além de técnicas do chamado SEO [Search Engine Optimization], branding, copywriting e storytelling”, esclarece Taciana. “Como no digital só temos os sentidos da audição e da visão disponíveis, as imagens e textos devem entregar a melhor experiência possível para aproximar as marcas dos clientes”, finaliza.
https://www.savarejo.com.br/detalhe/reportagens/conheca-10-marcas-da-industria-que-vem-predominando-nos-supermercados-online SA Varejo - 08/06/2022
Related products
Other news
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 third floor 01452-001 São Paulo/SP