Friday, December 08, 2017

Vendas dos Supermercados Gaúchos Vão Crescer 3,5% no Fim de Ano

O setor supermercadista gaúcho projeta que as vendas de Natal e Ano-Novo terão um crescimento de 3,5%, puxado pela comercialização de produtos típicos para as festas de fim de ano nos dias imediatamente anteriores aos dois eventos - as vendas de última hora. O levantamento foi feito pelo Instituto Segmento Pesquisas a pedido da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). A pesquisa indica ainda que os preços de produtos típicos para as festas estão em média 1,6% mais caros que no ano passado, índice abaixo da inflação brasileira no período. De acordo o instituto, 80% dos supermercadistas ouvidos vão fazer algum tipo de promoção no período de festas. Com relação à compra de alimentos e bebidas para as festas, 92,3% dos gaúchos preferem adquirir estes itens em lojas de supermercados. O estudo mostra ainda que as famílias gaúchas vão gastar em média R$ 451,38 em alimentos para as festas. Segundo estimativas da Agas, o setor supermercadista gaúcho vai absorver cerca de R$ 2,6 bilhões dos cerca de R$ 13 bilhões (ou 20%) a serem injetados na economia gaúcha pelo 13º salário.
Com relação às expectativas de comercialização, os produtos que deverão puxar o crescimento nas vendas são os eletroeletrônicos (expectativa de crescimento de 7,5%), além de refrigerantes, cervejas, roupas e eletrodomésticos (todos com 5%). Os espumantes terão crescimento de 3,1% nas vendas, com a comercialização de 5 milhões de garrafas - 95% delas produzidas na Serra Gaúcha. Os panetones avançarão 3,5%, serão 4 milhões de unidades vendidas, o que deve representar 12% da produção nacional do produto. Em relação as aves natalinas, os gaúchos deverão novamente privilegiar os "frangões" e aves mais acessíveis e de preparo rápido. Ao todo, 850 mil aves (2,7 mil toneladas) serão comercializadas pelo setor. Segundo a pesquisa do Instituto Segmento, as roupas (46,1%) seguem sendo o presente mais procurado por esposas e maridos, seguidas de perfumes/artigos de beleza (25,8%). Para quem deseja presentear crianças, os brinquedos são o produto mais procurado por 61% dos consumidores.
Metodologia
O Instituto Segmento Pesquisas a pedido da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) ouviu, no mês de outubro, 20 supermercadistas e 200 consumidores de ambos os sexos e de diferentes classes sociais e faixas etárias no Rio Grande do Sul.
Giro News – 07/12/2017
Related products
See this news in: english espanhol
Other news
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 third floor 01452-001 São Paulo/SP