segunda-feira, 10 de maio, 2021

Klabin anuncia ampliação do Projeto Puma II com máquina de papel cartão

A Klabin aprovou com o seu Conselho de Administração o escopo da segunda etapa do Projeto Puma II, para a instalação de uma máquina de papel cartão na fábrica de Ortigueira (PR). O Projeto, considerado o maior investimento da história da Companhia, tem o start-up previsto para a segunda quinzena de julho deste ano, com o início da produção de Eukaliner na MP27. A segunda máquina, a MP28, deve passar a operar no segundo trimestre de 2023, com foco no atendimento ao mercado de papel cartão. Considerando esta definição e os impactos de câmbio e de inflação, o valor total do aporte no Projeto será de R$ 12,9 bilhões.
“Ao longo do último ano avaliamos minuciosamente as tendências e as condições de mercado para chegarmos a uma definição. O segmento de papéis para embalagens possui enorme potencial de crescimento e enxergamos no papel-cartão a possibilidade de gerar ainda mais valor à Companhia, reforçando o nosso modelo de negócio, que é integrado, diversificado e flexível”, explica o diretor-geral da Klabin, Cristiano Teixeira.
Anunciado em 2019, o Projeto Puma II foi planejado em duas etapas. A primeira máquina tem capacidade produtiva anual de 450 mil toneladas de Eukaliner, kraftliner feito 100% com fibras de eucalipto, um produto inovador e já patenteado pela empresa. Além de apresentar relevantes atributos de sustentabilidade, o Eukaliner possibilita a redução de gramatura em mais de 10%, mantendo a mesma performance e estrutura final das embalagens. Já a máquina de cartão, definida para a segunda fase do Projeto, terá capacidade produtiva de 460 mil toneladas anuais, consolidando a Klabin como produtora global de cartões para alimentos líquidos (leites e sucos) e industrializados.
“O mercado de cartão tem crescimento esperado, impulsionado principalmente pela potencial substituição de plástico de uso único por uma opção mais sustentável”, complementa Teixeira.
Na Unidade Puma, a Klabin já opera a produção de celulose branqueada (fibra curta, fibra longa e fluff), que continuará abastecendo os mercados interno e externo, com capacidade anual de 1,6 milhão de toneladas. Considerando a operação do Projeto Puma II, a Companhia alcançará a capacidade instalada de 4,7 milhões de toneladas anuais de celulose e papéis para embalagens.
EmbalagemMarca - 06/05/2021
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP