terça-feira, 02 de março, 2021

Indústria de embalagens flexíveis com desempenho superior

Do início da pandemia até agora, meados de novembro, a indústria de embalagens plásticas flexíveis tem mostrado que não brinca em serviço. Garra, determinação e principalmente adaptação são os principais adjetivos para definir este setor que mantém firme seu compromisso com a sociedade e com a atividade industrial: não deixar faltar embalagens especialmente para produtos essenciais como alimentos, bebidas, medicamentos e itens de higiene e limpeza, pessoal e doméstica.
E, felizmente, os esforços não foram em vão. Estudo recém divulgado pela W4Chem, feito com exclusividade para a Abief, indica que a indústria de embalagens flexíveis apresentou desempenho superior ao da indústria como um todo no terceiro trimestre do ano. A justificativa reside na aplicação das embalagens flexíveis justamente nestes itens de primeira necessidade.
A estrela do mercado continua sendo a indústria de alimentos que manteve o bom desempenho verificado nos últimos meses e que praticamente não sofreu alteração com a pandemia da Covid-19. Interessante notar que houve momentos em que os alimentos de indulgência, como doces e snacks, foram largamente consumidos, favorecendo, uma vez mais, as embalagens flexíveis.
Contudo, identificamos que, no terceiro trimestre, a recuperação da atividade industrial foi mais generalizada e que os consumidores também voltaram a comprar outros itens, impulsionados, principalmente, pelo auxílio emergencial concedido pelo governo.
Neste cenário, o setor de flexíveis produziu o equivalente a 562 mil toneladas de embalagens, que representa uma alta de 8,8% em comparação ao trimestre anterior. No acumulado de janeiro a setembro de 2020, a produção chegou a 1,588 milhão de t; as importações totalizaram 50 mil t e as exportações 94 mil t.
A indústria de alimentos continuou sendo o principal cliente e absorveu, no período, 203 mil t de embalagens plásticas flexíveis. Na sequência, os principais clientes do setor foram as aplicações industriais, com um consumo de 98 mil t de embalagens flexíveis; os descartáveis, com 68 mil t, e as bebidas, com 56 mil t.
As embalagens multicamadas foram as mais representativas no universo das flexíveis no terceiro trimestre de 2020, respondendo por 185 mil das 562 mil toneladas produzidas. A segunda maior aplicação vem das embalagens monocamada, com 154 mil toneladas, seguidas por filmes shrink (encolhíveis), com 75 mil t.
Foram produzidas 10% mais embalagens com PEBD (polietileno de baixa densidade) e PEBDL (polietileno linear de baixa densidade) no terceiro trimestre do ano em comparação ao segundo trimestre, representando 416 mil t. Com PEAD (polietileno de alta densidade) a alta foi de 8,3% (65 mil t) e com PP (polipropileno) mais 3,7% (81 mil t). Matérias-primas recicladas tiveram uma participação de 5% (30 mil t) no volume total (562 mil t).
O desempenho do setor só não foi superior porque vivenciamos, no período avaliado, uma redução drástica da oferta de matérias-primas como resinas e outros insumos (aditivos e pigmentos) e embalagens de outros tipos (caixas de papelão). Isso levou as indústrias do setor a atuar com estoques reduzidos, o que comprometeu a capacidade de produção.
A expectativa é que o setor mantenha esse ritmo até o final do ano. Não é esperado um crescimento significativo em relação a 2019, mas torcemos e estamos trabalhando fortemente para aliviar possíveis perdas. Mas é preciso lembrar que boa parte deste desempenho positivo será determinada pela atuação da indústria petroquímica. A indústria do plástico simplesmente não tem como absorver novos aumentos no preço das matérias-primas, nem tão pouco lidar com um possível desabastecimento das mesmas.
O estudo da W4Chem para a Abief estima que as vendas internas de poliolefinas tenham aumentado cerca de 23% no terceiro trimestre de 2020, em comparação ao segundo período, e 1% na comparação com o terceiro trimestre de 2019.
Só não podemos nos esquecer que a oferta restrita de resinas no mercado interno resultou em momentos difíceis para algumas empresas produtoras de embalagens, que necessitaram buscar matérias-primas alternativas.
- Rogério Mani
Plático Moderno - 02/03/2021
Produtos relacionados
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP