terça-feira, 21 de dezembro, 2021

Pesquisa de alunos da Mauá utiliza proteína do leite para produzir plástico

Atualmente, há várias pesquisas que buscam alternativas para reaproveitar resíduos de alimentos para transformá-los em outras matérias-primas, como é o caso da proteína do leite, por exemplo, que pode ser utilizada para a fabricação de plástico sintético, conforme estudo dos formandos do curso de Engenharia Química do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), André Gouveia de Carvalho, Caio Alves Morais, Giulia Renna Pavin e Thiago Pennacino do Amaral Mello.
Leite de descarte, normalmente rejeitado pela indústria, em função de sua qualidade ruim e problemas sanitários, não é comercializável. No entanto, no estudo dos alunos do IMT eles sugerem que a reutilização do leite de descarte industrial pode gerar a produção de galalite, ou seja, material plástico sintético utilizado na fabricação de produtos e utensílios de uso diário.
“O material pode ser inserido no mercado por meio de diversas aplicações, como pentes, escovas, brinquedos, peças de computador, cabo de guarda-chuva, cabo de faca, tampas, óculos, botões, porta-lápis, pingentes, fivela de cabelo, etc.”, diz o graduando Gouveia.
A pesquisa foi apresentada na 27.ª edição da Eureka, realizada em outubro. O encontro do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) é referência na comunidade acadêmica e nos diversos nichos de mercado, porque apresenta propostas e soluções inovadoras para engenharia, meio ambiente, mobilidade, saúde, bem-estar, negócios, etc., apresentadas por formandos dos cursos de Engenharia, Administração e Design.
https://www.abre.org.br/inovacao/pesquisa-de-alunos-da-maua-utiliza-proteina-do-leite-descartado-para-produzir-plastico/ ABRE - 10/12/2021
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP