segunda-feira, 06 de dezembro, 2021

CETESB exige plano de logística reversa em SP

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) tornou este ano obrigatória, para qualquer empresa interessada em obter ou renovar seu licenciamento ambiental, a necessidade de apresentação de um plano de logística reversa.
Sujeitam-se a essa obrigatoriedade as empresas que atuam nos setores listados na PNRS: embalagens para alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal, perfumaria, cosméticos e produtos de limpeza, óleos lubrificantes, baterias automotivas, pilhas e baterias portáteis, produtos eletrônicos, lâmpadas e pneus, entre outros.
De acordo com Lia Demange, gerente da Divisão de Logística Reversa e Gestão de Resíduos Sólidos da Cetesb, o processo dessa exigência teve início em 2018, inicialmente restrito a empresas que ocupam área mínima de 10 mil metros quadros, reduzida para mil m² no decorrer do ano passado (para alguns setores, já naquele ano passou a valer para todas as empresas).
Agora, atinge empresas de qualquer porte, instaladas ou interessadas em instalar-se no território paulista, e que necessitem de licenciamento ambiental.
“Mais de 4 mil empresas já aderiram ao nosso sistema de logística reversa: apenas no primeiro semestre deste ano, houve 584 adesões”, diz Lia.
Em 2019, a Cetesb também estruturou uma divisão específica para logística reversa, coordenada por Lia, cujas atribuições incluem, além da aprovação dos planos das empresas, também o subsídio, nas questões relacionadas a esse tema, das equipes responsáveis por notificar e autuar empresas que descumpram a legislação ambiental estadual.
“Além de São Paulo, o Mato Grosso do Sul é o único estado brasileiro que já coloca o plano de logística reversa como condicionante para o licenciamento ambiental de empresas”, ressalta Lia.
https://www.plastico.com.br/economia-circular-cetesb-exige-plano-de-logistica-reversa-em-sp/ Plástico Moderno - 11/12/2021
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP