sexta-feira, 08 de outubro, 2021

Multiplataforma e os desafios da mídia tradicional nesse novo contexto

Quando uma empresa quer expandir sua marca ou lançar um novo produto ou serviço é natural que utilize a comunicação multiplataforma para atingir seu público. Também conhecida como omnichannel, este é um mecanismo que alia diversas plataformas, tanto online quanto off-line, para a distribuição da comunicação. O objetivo é conseguir a máxima visibilidade possível para o conteúdo divulgado.
Os meios de comunicação tradicionais como rádio, televisão e jornal impresso, naturalmente fazem parte dessa forma de divulgação, no entanto, com o advento da internet, os desafios se tornaram muito maiores. Se ao longo do século XX, esses canais dominavam a publicidade, agora tudo mudou.
Os grandes veículos de comunicação precisaram se reinventar e quem não fez isso acabou ficando para trás. Quem permaneceu teve que encontrar uma maneira de se reconectar com seu público-alvo e a tecnologia está aí para isso. De acordo com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), em 2013, apenas 30% das rádios espalhadas pelo país tinham aplicativos para celular. Assim, por meio do projeto Mobilize-se, a ABERT forneceu mais de mil aplicativos para emissoras de todo o Brasil, o que possibilitou um alcance maior de público, já que podem ser ouvidas de qualquer lugar.
Para não ficarem de lado, a maioria dos jornais e revistas, por exemplo, tem migrado para o mundo digital. Essa é sem dúvidas uma maneira de tentar acompanhar toda a revolução que continua acontecendo no mercado editorial.
A geração millennial não costuma ler em papel, assim, é preciso pegar essa fatia de público também. O The New York Times aposta nos leitores digitais desde 2011, ano em que iniciou a cobrança para o acesso ao conteúdo online. No terceiro trimestre de 2020, a receita da companhia subiu 34% com as assinaturas digitais.
Os meios de comunicação tradicionais como rádio, televisão e jornal impresso ainda tentam correr no digital, para fazer frente às mudanças. Assim, fica evidente que para continuarem desempenhando seu papel dentro do universo omnichannel, é preciso que continuem com olhar no futuro, mudando de acordo com as novas tendências do mercado.
Dentro desse contexto, o resultado acaba sendo positivo. De acordo com pesquisa da Kantar Media, realizada com 5 mil consumidores do Brasil, China, Estados Unidos, França e Reino Unido para compreender como a publicidade tem sido percebida pelas pessoas, 85% disseram perceber que estão recebendo mensagens de marcas por meio de campanhas multiplataformas.
Destes, 73% acham que os anunciantes se comunicam melhor com eles hoje do que no passado, o que mostra a relevância do digital e a importância de a mídia tradicional entender isso para não ficar obsoleta.
- Rodolpho Pera
meio&mensagem - 07/10/2021
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