segunda-feira, 28 de setembro, 2020

iFood automatiza logística

Com 39 milhões de pedidos mensais, a plataforma de delivery iFood resolveu reforçar as suas soluções para entregas com equipamentos tecnológicos.
Com exclusividade ao Jornal Giro News, Fernando Martins, Gerente de Inovação Logística & Engajamento Driver da foodtech, revela que há três frentes em desenvolvimento: drones, robôs e armários.
"A previsão é que o drone comece a operar na segunda quinzena de outubro em duas rotas, localizadas em Campinas (SP). A primeira, com 400 metros, ligará os restaurantes do Shopping Iguatemi Campinas e o iFood Hub, uma estrutura dentro do empreendimento que roteiriza os pedidos. Já na segunda rota de voo, o drone sairá de um 'droneport' (aeroporto de drone) no iFood Hub e pousará próximo a um complexo de condomínios. A última parte do trajeto é feita pelos entregadores", explica o executivo.
- Serviço Não Substituirá Entregadores
Segundo Fernando Martins, Campinas foi a cidade escolhida para o projeto por ter uma área sem residências e comércios e pela quantidade de pedidos, além de ser recomendada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
"Após os resultados dos testes, o objetivo é futuramente levar o drone para outros locais. Dentro das mais de mil cidades que estamos presentes, identificamos 200 municípios com características semelhantes a Campinas.
"O executivo ressalta que as tecnologias têm o objetivo de complementar os demais modais de entrega e não substituirão os entregadores. A primeira rota do drone deve levar em média 2 minutos - se percorrido a pé, o trecho leva 12 minutos - e o segundo voo, que tem 2,5 km e seria feito em 10 minutos, será concluído em 4 minutos.
O iFood utilizará duas aeronaves, que atingem 40 km/h e 60m de altura, suportam 2kg e possuem 1.2m de diâmetro e 0.5m de altura.
- iFood Amplia Serviços para Condomínios
A foodtech está trabalhando para que os usuários possam monitorar a localização do pedido no serviço. "Também queremos intensificar o projeto de iFoodBox, que são armários onde os entregadores depositam os pedidos pagos no online e os clientes retiram por meio de um QR Code. Já temos 300 armários em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Curitiba. Nos próximos meses, pretendemos levar o iFoodBox para mais cidades, com instalação em prédios comerciais e residenciais", antecipa Fernando.
No final de outubro, também serão iniciados os testes de entregas com robôs em um shopping de Ribeirão Preto (SP). "A 'ADA' é um robô autônomo 100% elétrico que tem autonomia de 12 horas de trabalho e capacidade para transportar até 30kg. Neste modelo, a primeira rota é semelhante ao drone, em que o robô vai da Praça de Alimentação até o iFood Hub", complementa.
A foodtech pretende, ainda, implementar uma segunda rota dentro de um condomínio residencial, para que o entregador deixe o pedido na portaria e o equipamento leve até a porta dos clientes.
Giro News - 28/09/2020
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP