terça-feira, 22 de setembro, 2020

As mudanças no comportamento de compras

Os reflexos da pandemia do novo coronavírus no mercado de bens de consumo massivo (FMCG) já podem ser medidos com mais precisão a curto prazo, e um novo levantamento da Kantar mostra quatro pontos centrais da evolução do comportamento de compra no país até o mês de junho.
Desde o início do lockdown, o carrinho do brasileiro ficou mais cheio, com 1,6 mais categorias do que o segundo trimestre do ano passado. Apesar das restrições, as famílias estão fazendo, em média, uma visita a mais ao ponto de venda e, nessas ocasiões, buscando mais promoções e reduzindo a escolha de marcas premium para equilibrar a fatura.
Ao todo, 2,2 milhões de lares passaram a priorizar os produtos em liquidação e as marcas premium perderam 7% em volume de unidades, ao mesmo tempo em que as marcas próprias cresceram 47% em relação ao mesmo período de 2019. Ao lado delas, marcas mainstream e mais baratas também vêm ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras.
Somados a esses comportamentos, há também outras mudanças extremas e mais gerais na forma de consumo nacional. São elas o aumento do valor gasto em compras de abastecimento desde março, a transferência dos hábitos out of home para o ambiente in home, o incremento de snacks e mais tempo gasto na cozinha devido à necessidade de ficar em casa e o incremento nas compras de produtos de higiene pessoal e limpeza do lar.
Todos esses pontos juntos explicam o aumento nos valores de compras in home, mas a pergunta que fica é: no longo prazo, manter esse crescimento será sustentável? De acordo com o levantamento, a tendência é de retração de gastos e o aumento dentro do lar não compensa a queda do que não tem sido gasto fora dele.Apesar disso, a pandemia trouxe alguns comportamentos que prometem ficar, caso dos deliveries.
Entre os brasileiros, 53% deles têm usado o serviço entre 2 e 3 vezes por semana e 19% pretendem continuar com esse ritmo quando bares e restaurantes já estiverem completamente liberados na rotina. Muitas famílias dizem que passaram a gostar da nova maneira de consumir esse tipo de produto no conforto de casa.
Outro novo costume é consumir online. O e-commerce foi o canal que mais cresceu no longo prazo, apesar de ainda ser tímido no país e representar apenas 0,6% no acesso de compras.
No curto prazo, foram os formatos de distribuição locais e de proximidade, junto dos atacarejos, que ganharam mais famílias adeptas durante os primeiros meses de pandemia.
ABRE - 21/09/2020
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