segunda-feira, 17 de agosto, 2020

O impacto da rede móvel 5G na próxima geração de tecnologias

O Brasil vai entrar numa fase muito mais avançada de desenvolvimento de suas redes de telecomunicações em 2021, com a chegada da chamada 5G, a nova geração de comunicações móveis.
Com esse avanço, assistiremos ao maior salto tecnológico das telecomunicações da história, a começar do mercado chamado B2B (de Business to Business) ou entre empresas.
O 5G nos proporcionará comunicações sem fio muito mais rápidas, com baixa latência e garantia de uma disponibilidade de serviço permanente — ou, em inglês, Service Agreement SLA.
O mundo está evoluindo rapidamente da quarta geração de comunicações móveis ou 4G para o 5G. Com isso, dois grandes avanços tecnológicos serão incorporados ao nosso dia a dia: as aplicações cada dia maiores de Inteligência Artificial (AI) e Big Data.
A Anatel está preparando a licitação de frequências para 5G que deve ocorrer em 2021. A expectativa dos especialistas é de que os preços dos smartphones destinados a essa Quinta Geração deverão estar mais acessíveis no ano que vem.
Por que 5G?
A Quinta Geração das Comunicações Móveis permite aumentos dramáticos na velocidade, cobertura e capacidade das redes sem fio para suportar a próxima geração de tecnologias.
Dispositivos móveis, Internet das Coisas (IoT), computação de ponta, realidade virtual e aumentada e conteúdo com resolução 4K são apenas algumas das demandas que estão se tornando comuns em todo o planeta - demandas que 5G podem oferecer. Além disso, o 5G funcionará como uma enorme alavanca para acelerar numerosas aplicações da Inteligência Artificial (IA).
Na realidade os avanços de Inteligência Artificial têm sido utilizados nas mais diferentes aplicações, como os Agentes virtuais (Boots) e em nossos Smartphones, que são alimentados por volumes crescentes de dados (que o mundo chama de Big Data).
Relembro ainda que o 5G é a evolução natural das gerações anteriores — 3G e 4G. Seu grande diferencial não é apenas a maior velocidade de conexão do celular à internet, mas dezenas de outras aplicações que poderão revolucionar a sociedade, como objetos conectados e cidades inteligentes.
Mas ainda temos que aguardar o leilão específico das frequências 5G para esclarecer uma série de dúvidas ainda cerca essa tecnologia no Brasil.
Até há pouco, a média da velocidade 3G no Brasil era de 8,82 Mbps (megabits por segundo). Com a introdução das redes 4G mais rápidas, essa velocidade alcança cerca de 45 Mbps (megabits por segundo). Os fabricantes e as operadoras esperam alcançar velocidades 20 ou 30 vezes maior, como, por ex. 1 Gbps (gigabit por segundo = 1.024 Mbps).
As principais vantagens que serão proporcionadas pela chamada Quinta Geração das Comunicações Móveis, ou 5G são:
- Maior capacidade de comunicação,
- Maior mobilidade,
- Maior precisão na localização do terminal,
- Maior confiabilidade e disponibilidade,
- Menor latência, ou maior rapidez de conexão.
Com a nova tecnologia, os cidadãos poderão gerir seus dados pessoais, aprimorar o desempenho da Internet e a proteger a sua privacidade. As infraestruturas 5G também serão muito mais eficientes.
O 5G permitirá ainda a conexão de muitos mais dispositivos simultaneamente, além de ampliar a vida útil das baterias dos smartphones.
Outra vantagem extraordinária do 5G será a eficiência no uso do espectro de frequências, pois a rede de nova geração consumirá uma fração da energia que uma rede móvel 4G consome hoje para entregar a mesma quantidade de dados transmitidos.
Finalmente, o 5G permitirá a redução drástica do consumo de energia, custos cada vez menores, graças à automação de tarefas humanas e à otimização do hardware.
- Ethevaldo Siqueira
Mundo Digital - 14/08/2020
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP